Os gastos com passagens aéreas e com agências de viagens em Inglaterra continuam em alta, de acordo com dados de transações do banco Barclays referentes a maio, superando todas as outras áreas de gastos do consumidor.
O aperto nas finanças domésticas não está afetar as compras de viagens, diz o Barclays
Os números mostram o setor de viagens, mais uma vez, a contrariar a tendência de gastos cautelosos. Os gastos e transações com passagens aéreas cresceram mais de 34% no período de 22 de abril a 19 de maio, comparativamente ao mesmo período do ano passado. Os agentes de viagens viram as transações crescerem 19,9%, com gastos de 9,9%. Em comparação, em todos os setores, os gastos com cartão aumentaram apenas 3,6% em maio.
O Barclays, que responde por quase metade das transações com cartão de crédito e débito do país, disse que 13% dos consumidores reservaram dinheiro para férias no exterior este ano. No entanto, os gastos com hotéis, resorts e outros alojamentos tiveram um declínio de 4,9%. A procura por estadias “está a diminuir” uma vez que os turistas têm a opção de viajar para o exterior.