Domingo, Dezembro 8, 2024
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Instagram SEO | Marketing Digital

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Com o final do Campeonato Europeu de Futebol, nada melhor que este evento como
exemplo para vos apresentar uma ferramenta de extrema importância: o Instagram
SEO. Atenção que esta informação pode ser um verdadeiro golaço para o seu negócio!

Miguel Estorninho

Tópico 1: Como Funciona o Instagram SEO:

Primeiro é necessário compreender o algoritmo da plataforma. Vamos pensar no
algoritmo do Instagram como um treinador de futebol, sempre de olho nas táticas e
estratégias da sua equipa. Este treinador utiliza toda a informação que consegue para
criar o 11 perfeito e apresentá-lo aos adeptos. Tal como o treinador, este deve estudar
o seu público para lhe expor o conteúdo com maior importância.

Explicando o algoritmo, por pontos:

  1. Relevância:
    Imagine que tem procurado informações sobre a final do Campeonato Europeu ou
    páginas sobre o evento. O algoritmo irá assumir essa interação como conteúdo
    interessante para si e irá apresentar-lhe cada vez mais publicações sobre esse tema.
  1. Atividade do Utilizador:
    A atividade do utilizador é considerada informação essencial para definir que tipo de
    conteúdos a plataforma lhe irá mostrar. O tempo que gasta a ver determinados posts
    influenciam o que o Instagram considera interessante mostrar no seu feed de
    pesquisa.

Tópico 2: Técnicas de SEO para Instagram

  1. Copy:
    Use palavras-chave relevantes para o seu público-alvo no copy do seus posts. Pense em alguns termos que os seus clientes escreveriam na barra de pesquisa e de termos que definem o seu negócio. Novamente com o futebol como exemplo, a descrição para um post do Europeu poderia ser: “O futebol chegou à Alemanha! Acompanhe aqui toda a emoção do Europeu de futebol #europeu #europeufutebol”.
  1. Hashtags:
    Utilize hashtags que descrevam o seu produto ou serviço. Por exemplo, se tiver uma
    página de venda de camisolas de futebol, hashtags como #Euro2024, #FutebolEuropeu, ou #SeleçãoPortuguesa podem atrair fãs para o seu negócio.
  1. Localização:
    Adicione a localização às suas publicações, especialmente no caso de um negócio local.
    Isto irá segmentar geograficamente o seu negócio e trazer utilizadores que estejam
    numa área perto de si ou que tenham essa zona como interesse.
  1. Alt Text:
    Esta é uma nova funcionalidade da rede social. É basicamente um texto adicionado no
    processo de post. Imagine que está a publicar uma imagem da taça do Campeonato
    Europeu. Use o alt text “taça do Campeonato Europeu 2024” no processo de
    publicação. Isto ajudará o algoritmo a entender e recomendar o seu conteúdo às
    pessoas certas.
  1. Bio:
    Otimize o seu nome de utilizador e o nome do perfil com keywords importantes. No caso
    da nossa agência Digital Natives Portugal, como trabalhamos com marketing digital e
    conteúdos, juntámos esses dois tópicos na frente do nome da marca.
    Tal como foi feito na descrição, para a qual escolhemos dois hashtags: um para definir
    a localização; outro para a nossa principal expertise. Este não é um exemplo ligado ao
    futebol, mas garanto que aplicado parece um golo de bicicleta do Cristiano Ronaldo!

Apesar de complexo, o algoritmo do Instagram, quando bem utilizado, consegue ser
manipulado. Junte criatividade, monotorização e estas metodologias às suas páginas e
irá levantar o troféu!

Boas reservas!

Por Miguel Estorninho

Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação.

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