Com o final do Campeonato Europeu de Futebol, nada melhor que este evento como
Miguel Estorninho
exemplo para vos apresentar uma ferramenta de extrema importância: o Instagram
SEO. Atenção que esta informação pode ser um verdadeiro golaço para o seu negócio!
Tópico 1: Como Funciona o Instagram SEO:
Primeiro é necessário compreender o algoritmo da plataforma. Vamos pensar no
algoritmo do Instagram como um treinador de futebol, sempre de olho nas táticas e
estratégias da sua equipa. Este treinador utiliza toda a informação que consegue para
criar o 11 perfeito e apresentá-lo aos adeptos. Tal como o treinador, este deve estudar
o seu público para lhe expor o conteúdo com maior importância.
Explicando o algoritmo, por pontos:
- Relevância:
Imagine que tem procurado informações sobre a final do Campeonato Europeu ou
páginas sobre o evento. O algoritmo irá assumir essa interação como conteúdo
interessante para si e irá apresentar-lhe cada vez mais publicações sobre esse tema.
- Atividade do Utilizador:
A atividade do utilizador é considerada informação essencial para definir que tipo de
conteúdos a plataforma lhe irá mostrar. O tempo que gasta a ver determinados posts
influenciam o que o Instagram considera interessante mostrar no seu feed de
pesquisa.
Tópico 2: Técnicas de SEO para Instagram
- Copy:
Use palavras-chave relevantes para o seu público-alvo no copy do seus posts. Pense em alguns termos que os seus clientes escreveriam na barra de pesquisa e de termos que definem o seu negócio. Novamente com o futebol como exemplo, a descrição para um post do Europeu poderia ser: “O futebol chegou à Alemanha! Acompanhe aqui toda a emoção do Europeu de futebol #europeu #europeufutebol”.
- Hashtags:
Utilize hashtags que descrevam o seu produto ou serviço. Por exemplo, se tiver uma
página de venda de camisolas de futebol, hashtags como #Euro2024, #FutebolEuropeu, ou #SeleçãoPortuguesa podem atrair fãs para o seu negócio.
- Localização:
Adicione a localização às suas publicações, especialmente no caso de um negócio local.
Isto irá segmentar geograficamente o seu negócio e trazer utilizadores que estejam
numa área perto de si ou que tenham essa zona como interesse.
- Alt Text:
Esta é uma nova funcionalidade da rede social. É basicamente um texto adicionado no
processo de post. Imagine que está a publicar uma imagem da taça do Campeonato
Europeu. Use o alt text “taça do Campeonato Europeu 2024” no processo de
publicação. Isto ajudará o algoritmo a entender e recomendar o seu conteúdo às
pessoas certas.
- Bio:
Otimize o seu nome de utilizador e o nome do perfil com keywords importantes. No caso
da nossa agência Digital Natives Portugal, como trabalhamos com marketing digital e
conteúdos, juntámos esses dois tópicos na frente do nome da marca.
Tal como foi feito na descrição, para a qual escolhemos dois hashtags: um para definir
a localização; outro para a nossa principal expertise. Este não é um exemplo ligado ao
futebol, mas garanto que aplicado parece um golo de bicicleta do Cristiano Ronaldo!
Apesar de complexo, o algoritmo do Instagram, quando bem utilizado, consegue ser
manipulado. Junte criatividade, monotorização e estas metodologias às suas páginas e
irá levantar o troféu!
Boas reservas!
Por Miguel Estorninho
Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação.