A Jamaica alcançou “resultados impressionantes” em 2024, com receitas totais de 4,3 mil milhões de dólares e a chegada de cerca de 4,3 milhões de turistas à ilha.
Estes resultados demonstram, segundo o comunicado, uma notável capacidade de recuperação, apesar dos desafios enfrentados pelo país, como as perturbações da aviação, o furacão Beryl e fatores geopolíticos, como os avisos de viagem.
Em comunicado, o Ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, destacou a capacidade do setor para fechar o ano com força e, apesar das perturbações causadas por fatores externos, o turismo registou um aumento nas chegadas e “manteve as receitas em conformidade com as previsões”.
“O setor do turismo é resiliente”, disse Edmund Bartlett. “Apesar dos desafios, terminámos o ano com um sólido crescimento de receita e estou confiante de que estamos no caminho certo para alcançar a nossa estratégia de crescimento 5x5x5, que visa cinco milhões de visitantes e 5 biliões de dólares em receitas até 2025.”
Este ano, a Jamaica já garantiu um recorde de 1,6 milhões de assentos aéreos para a temporada de inverno, o maior da história. Com base numa taxa de ocupação de 80%, a ilha espera receber 1,3 milhões de visitantes durante este período chave, representando um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior. “Sendo a época de inverno o período de pico de receitas para o turismo na Jamaica, o país está bem posicionado para um forte primeiro trimestre de 2025”, sublinhou a entidade.
Nova campanha para atrair turistas e profissionais
A Jamaica está preparada para causar um impacto significativo na FITUR 2025, que acontecerá de 22 a 26 de janeiro na IFEMA, Madrid.
Os participantes da FITUR, a imprensa e outros profissionais poderão testemunhar uma nova campanha que destaca a ampla gama de experiências do país, em colaboração com a Accenture Song. De aventuras emocionantes a escapadelas românticas, retiros de luxo e explorações culturais, a campanha posiciona a Jamaica como o destino ideal para viajantes que procuram “acender uma faísca”.
A edição deste ano da FITUR vai bater todos os recordes, com a participação de mais de 153 mil visitantes e mais de 900 empresas de 152 países. A sustentabilidade e a inovação dominarão as discussões, com novas secções dedicadas à acessibilidade turística, à indústria dos cruzeiros e às inovações tecnológicas. Além disso, o Brasil ocupará lugar de destaque como país parceiro, o que aumentará a sua visibilidade no cenário mundial.