Sábado, Dezembro 7, 2024
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KLM e ZeroAvia planeiam voo de demonstração com hidrogénio líquido em 2026

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A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia anunciam que estão a planear realizar um voo de demonstração com emissões zero, utilizando motores elétricos movidos a hidrogénio.

Os motoresZA2000 da ZeroAvia suportam aviões de turbo-hélice regionais até 80 lugares e utilizam “hidrogénio em células de combustível para gerar eletricidade, que é depois utilizada para alimentar os motores elétricos que acionam as hélices do avião”, explica a KLM em comunicado.

“A única emissão é de vapor de água a baixa temperatura”, refere, indicando que as estimativas de estudos projetam uma “redução até 90% no impacto climático quando comparado com os voos típicos a jetfuel 1”.

As empresas planeiam realizar uma demonstração inicial de voo de A a B entre dois aeroportos em 2026. Os “fluxos de trabalho imediatos”, diz, permitem identificar “o par de aeroportos ideal”, obter as licenças de voo regulamentares necessárias, assegurar o fornecimento de combustível de hidrogénio líquido e criar infraestruturas de apoio para o abastecimento das aeronaves.

A parceria da KLM com a ZeroAvia visa a adoção de “voos mais limpos” na rede da companhia aérea. As duas empresas têm trabalhado para construir um base de conhecimentos para operações eficazes de MRO (manutenção, reparação e inspeção) para aviões com células de combustível a hidrogénio.

Além disso, o projeto procura acelerar o “desenvolvimento de conceitos de operações com aviões movidos a hidrogénio em toda a UE”, de acordo com a nota enviada.

“A KLM pretende ser pioneira nas viagens rumo a um futuro mais sustentável na aviação. É por isso que apoiamos e incentivamos ativamente a inovação, para impulsionar a mudança na indústria”, afirma Maarten Koopmans, diretor geral da KLM Cityhopper. “Quando se trata do futuro de voos com emissões zero, a KLM apoia várias tecnologias e inovações em simultâneo. Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos a realizar pesquisas sobre os voos elétricos, a hidrogénio e híbridos e a explorar formas de acelerar estes avanços”.

Sergey Kiselev, diretor de negócios da ZeroAvia, considera que “as maiores companhias do mundo estão, de forma cada vez mais séria, a imergir na exploração do hidrogénio eléctrico enquanto solução com potencial. Assim, “sendo uma companhia aérea com uma história tão rica, mal podemos esperar para trabalhar com a KLM, enquanto olhamos para um futuro limpo da indústria”, conclui.

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