O setor europeu de viagens e turismo está a mostrar sinais promissores para o último trimestre de 2023, de acordo com o último relatório do Barómetro CityDNA, que se baseia nos dados mais recentes sobre bilhetes aéreos da ForwardKeys.
O relatório mostra que os principais destinos europeus no sul da Europa estão a aproximar-se dos níveis pré-pandémicos no quarto trimestre de 2023, com Lisboa (13%) a liderar o aumento de chegadas internacionais em comparação com o mesmo período de 2019. Prevê-se que Londres (-2%), Dublin (-2%) e Roma (-3%) atinjam níveis de chegada quase pré-pandémicos.
A par de Lisboa e Atenas, que registaram um crescimento de dois dígitos no quarto trimestre, Istambul e Londres também sobem e no ranking dos destinos que mais recuperaram. Por sua vez, Madrid mantém a 3ª posição face ao terceiro trimestre de 2023, registando uma subida de de 9%.
“A capacidade de assentos para viagens internacionais para a Europa quase atingiu os níveis pré-pandemia durante o terceiro trimestre e apresenta uma tendência ascendente antes do quarto trimestre – um estímulo muito necessário para que as viagens decolem novamente em toda a Europa”, afirma Olivier Ponti, vice-presidente de Insights da Chaves de encaminhamento.
“Este aumento na oferta aérea é até agora satisfeito por um aumento sustentado na procura que esperamos que empurre muitos destinos de volta aos níveis pré-pandemia, enquanto os volumes globais continuam a sua recuperação até 2024”, acrescenta Ponti.
.