A companhia aérea Lufthansa anunciou um investimento numa nova tecnologia, que permite transmitir informações da trajetória de voo em tempo real. Segundo a transportadora alemã, a iniciativa tem como objetivo otimizar a gestão do espaço aéreo, economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.
Com a instalação padrão da nova tecnologia nos seus novos aviões A320neo/A321neo, a Lufthansa pretende aprimorar o controlo do tráfego aéreo na Europa, “evitando desvios desnecessários e voando de firma mais sustentável”, indica a transportadora em comunicado.
A partir de 2024, a companhia receberá mais de 65 aviões Airbus A320neo/A321neo equipados com a tecnologia de informações do perfil de voo ADS-C EPP (Perfil Projetado por Contrato de Vigilância Dependente Automática). Essa tecnologia permitirá a transmissão automática de informações da trajetória de voo em 4D, geradas pelo sistema de gestão de voo da aeronave, para o controlo de tráfego aéreo em tempo real.
Segundo a Lufthansa,a transmissão dessas informações precisas sobre o percurso do voo permitirá “um controlo mais eficiente do espaço aéreo e a otimização da rota das aeronaves”. Além disso, “contribuirá para a modernização do espaço aéreo na União Europeia, impulsionando a eficiência operacional e reduzindo o impacto ambiental”.
A Lufthansa afirma estar empenhada em alcançar “metas ambiciosas de sustentabilidade e proteção climática”. A empresa procura atingir um equilíbrio neutro de CO2 até 2050 e reduzir para metade as suas emissões líquidas de CO2 até 2030.
A nova tecnologia será implementada nas aeronaves Airbus A320neo/A321neo a partir de 2024, e a partir de 2028, espera-se que seja instalada como padrão em todas as aeronaves recém-entregues e sistemas de controlo de tráfego aéreo da União Europeia.