Air France-KLM e Lufthansa reafirmam interesse na TAP após Governo avançar com nova fase da privatização

-PUB-

A Air France-KLM e a Lufthansa reagiram à decisão do Governo português de avançar para a fase de propostas vinculativas na privatização da TAP Air Portugal, reiterando o seu interesse na transportadora nacional.

Em causa está a resolução aprovada em Conselho de Ministros que convida a Lufthansa e a Air France-KLM a apresentarem propostas vinculativas no prazo de 90 dias, numa etapa decisiva do processo.

Numa nota enviada à imprensa, a Air France-KLM “congratula-se com o anúncio da Parpública e agradece ao Governo português o convite para participar na próxima fase do processo de privatização da TAP”.

A empresa franco-neerlandesa relembra que, tal como foi sublinhado pelo CEO do grupo, Benjamin Smith, aquando da apresentação da proposta não vinculativa, “a TAP encaixa totalmente na estratégia multi-hub da Air France-KLM, e o nosso objetivo é reforçar as operações em Lisboa, ao mesmo tempo que desenvolvemos a conectividade noutras cidades do país, incluindo o Porto”.

Além disso, a empresa garante que pretende fazer de Lisboa o seu único hub no Sul da Europa e “integrar a TAP seguindo a abordagem do grupo face à consolidação, que privilegia a cooperação dentro de um enquadramento claro”.

“Este modelo beneficiaria a TAP, os seus trabalhadores e Portugal no seu conjunto, nomeadamente através do aumento da conectividade”, acrescenta.

Já a Lufthansa afirma, em comunicado, que “acolhe com satisfação a declaração dos dois Ministros de que será convidada a participar na próxima fase do processo”.

“Aguardamos com expectativa o aprofundamento do nosso envolvimento no processo de privatização, com vista à apresentação de uma proposta vinculativa em julho, e estamos confiantes na nossa capacidade de apresentar uma oferta sólida, atrativa e competitiva para Portugal”, refere o grupo alemão.

Sublinha também a relevância da TAP no contexto europeu. “O Grupo Lufthansa reitera o seu forte interesse na TAP Air Portugal, que considera uma companhia com elevado valor estratégico no panorama da aviação europeia. A posição geográfica da TAP, a força da sua marca e a sua presença em mercados-chave de crescimento conferem a Lisboa um papel relevante nas considerações estratégicas do Grupo”, lê-se na nota.

“Com base na sua experiência comprovada no desenvolvimento e integração de companhias aéreas, o Grupo Lufthansa identifica oportunidades para reforçar a conectividade, expandir rotas estratégicas e apoiar o crescimento sustentável de longo prazo da TAP, criando valor para a empresa, para Portugal e para todos os stakeholders”, conclui.

Decisão final prevista para o verão

Segundo o Governo, a decisão final sobre o futuro da TAP poderá ser tomada entre o final de agosto e o início de setembro. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, indicou que as propostas em análise apresentam planos industriais “muito próximos” e alinhados com os objetivos estratégicos definidos.

Entre esses objetivos estão a manutenção da conectividade com regiões autónomas e países lusófonos, o reforço da operação no Porto, o investimento na frota e o crescimento sustentável da companhia.

1 COMENTÁRIO

  1. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto, parece estar a apressar as negociações de forma desnecessária, demonstrando claramente a fragilidade do Governo português na condução do processo negocial perante os potenciais compradores.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui