A LuGGIt, sediada em Ílhavo, Aveiro, foi reconhecida como a start-up mais inovadora do Norte e Centro de Portugal na 6ª edição dos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI). Estes prémios são dinamizados pelo BPI e pela DayOne – divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores – em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
A LUGGit apresenta uma plataforma móvel que disponibiliza um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagem, em tempo real. O objetivo, segundo comunicado, “é redefinir por completo a forma como as pessoas viajam, sem ter de carregar as suas bagagens”. A LUGGit conecta viajantes a condutores independentes (Keepers) que recolhem e entregam a bagagem onde e quando os clientes pretenderem.
Este reconhecimento destaca não apenas a inovação tecnológica trazida pela LuGGIt, mas também o seu impacto direto no setor do turismo. “Ao oferecer um serviço de bagagem conveniente e confiável, a LuGGIt melhora a experiência dos viajantes, permitindo-lhes desfrutar plenamente das suas viagens sem se preocuparem com as bagagens”, frisa o comunicado.
A empresa receberá um prémio monetário de 6.000 euros, acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoring especializado.
Os Prémios EmpreendeXXI foram lançados há 16 anos em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne. A iniciativa foi alargada à participação portuguesa, através do BPI, desde 2017. A 16ª edição global dos Prémios EmpreendeXXI recebeu 1.135 candidaturas a nível ibérico, das quais 148 portuguesas: 57 de Lisboa, Sul e Ilhas e 91 do Norte e Centro.