Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, é um dos nomes confirmados para a Conferência Anual de Turismo do Ireland Portugal Business Network (IPBN), que se realiza a 14 de novembro, das 9h às 13h, na galeria de arte do WoW, no Porto. O evento dedicado ao setor do turismo conta com o apoio do TNews como Media Partner.
Além de Luís Pedro Martins, que fará uma introdução à estratégia promocional da região no que diz respeito ao turismo, estão confirmados Geoffrey Graham, presidente do IPBN; e Adrian Bridge, diretor executivo da The Fladgate Partnership e proprietário do WoW.
Luís Pedro Martins tem um longo percurso profissional e cívico, sendo licenciado em Design pela Escola Superior Artes e Design (ESAD) e pós-graduado em Gestão de Marketing pela Porto Business School.
Foi deputado na Assembleia da República, em duas Legislaturas, e Adjunto de um Ministro da Justiça. Além disso, foi responsável pela Comunicação e Marketing da Santa Casa da Misericórdia do Porto durante 4 anos. Entre 2014 e 2018, foi diretor executivo da Torre dos Clérigos, conseguindo, durante este período, um “crescimento notável no número de visitas”.
Com uma vasta experiência nas áreas de Marketing e Comunicação, onde é autor de mais de uma centena de campanhas, Luís Pedro Martins foi ainda professor na área Marketing na Porto Business School.
A 18 de janeiro de 2019, foi eleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte. A 1 de outubro de 2020, tomou posse como Presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte (Agência Regional de Promoção Externa), após vencer as eleições com 98,5% dos votos expressos, tendo conseguido concretizar uma ambição antiga do setor turístico ao unificar a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Turismo do Porto (ATP).
Tem uma enorme paixão pela região e mantém-se fiel aos princípios regionalistas que sempre nortearam a sua intervenção pública. Luís Pedro Martins é especialista em governação turística, marketing e gestão de marketing político, formação profissional e coaching, e trabalho com organizações políticas, o que lhe permitiu construir uma vasta e diversificada rede de contactos.
Recentemente, trabalhou com o Porto e Norte de Portugal Visitors and Convention Bureau (PortoCVB), que foi fundado em 1995 e tem como objetivo inspirar e promover internacionalmente os destinos do Norte de Portugal através dos turistas e dos interesses da comunidade.
Este facto contribui para um ecossistema turístico internacional equilibrado, sustentável e apelativo. A última sessão especial realizada pelo PortoCVB em julho de 2024 intitulou-se “O Poder das Marcas Regionais” e contou com a presença de Luís ao lado de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; Leonardo Marras, Ministro da Região de Turismo da Toscana; e Michael Otremba, diretor-geral do Turismo de Hamburgo e vice-presidente da City Destinations Alliance (CityDNA).
Os principais pontos de discussão foram a evolução das tendências dos consumidores, o impacto da experiência da marca no envolvimento dos turistas, o verdadeiro significado do pensamento estratégico, da inovação e da sustentabilidade, e a forma de demonstrar valor às partes interessadas e de assegurar o financiamento.