Um recente estudo da Mabrian revelou que a indústria hoteleira da América do Sul está em ascensão, tanto do ponto de vista da procura como do desenvolvimento de novos projetos. A análise concluiu que os dois segmentos mais promissores para o mercado hoteleiro da região são o luxo e o lifestyle, revelando que estes são também uma “ótima oportunidade” para atrair mais visitantes europeus e norte-americanos.
Estas são as principais conclusões do relatório “The hotel market in South America: Opportunities in mature inbound markets”, que analisou seis destinos da América do Sul: Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia. Estes países, segundo dados publicado pela ONU, representam 65% do número total de visitantes estrangeiros recebidos na região em 2023.
Os dados analisam o mercado hoteleiro, alojamentos de 3, 4 e 5 estrelas dos seis destinos, incluindo a distribuição por categoria, tarifas médias por noite e o índice de satisfação hoteleira, tanto dos viajantes internacionais, como dos seis principais mercados emissores para a América do Sul: Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.
Luxo e lifestyle são os segmentos mais promissores para o mercado hoteleiro da América do Sul
De acordo com os dados da Mabrian, a distribuição das categorias é muito semelhante em todos os países analisados, exceto na Argentina, Uruguai e Peru. No Equador, Chile e Colômbia, apenas entre 1% e 2% dos hotéis são comercializados na categoria de 5 estrelas, entre 16% e 19% são estabelecimentos de 4 estrelas, e entre 79% e 83% são hotéis de 3 estrelas.
No caso do Peru, a proporção de hotéis de 3 e 4 estrelas varia, sendo que os hotéis de 3 estrelas representam 93% do seu mercado e os hotéis de 4 estrelas 6%.
“O Chile, a Colômbia e o Equador têm um grande potencial de crescimento na categoria de 4 estrelas, quer através da atualização das instalações e da inclusão de novos serviços em hotéis de categoria inferior, quer através da construção de novos hotéis, especialmente nas gamas de luxo e lifestyle”, explica Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian.
Segundo a análise, a expansão da oferta de 5 estrelas, tanto luxo como de férias, é também uma ótima oportunidade para atrair visitantes de mercados de origem muito maduros, como os Estados Unidos e a Europa.
O caso do Peru é notável, uma vez que os números mostram um possível défice de oferta intermédia, “que pode ser uma fórmula muito interessante para penetrar e expandir neste destino bem conhecido, e lançar as bases para o crescimento noutras categorias”.
Por outro lado, a distribuição das categorias hoteleiras na Argentina e no Uruguai é muito semelhante, e é mais parecida com a média dos destinos europeus. Os hotéis de 3 estrelas representam 69% da oferta hoteleira disponível na Argentina e 64% no Uruguai, e os hotéis de 4 estrelas representam 27% e 32%, respetivamente. Por sua vez, 4% dos alojamentos em ambos os países são hotéis de 5 estrelas.