Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023

SIGA-NOS:

Madeira: Onde a excelência e o luxo nos esperam

“São muitas as viagens que tenho feito. Algumas que gosto mais, mas há sempre aquela que nos fica no coração, que faz parte da nossa história e que gosto de particularmente de partilhar”.

Por Francisco Carvalheira

Esta viagem foi a uma ilha, uma ilha imponente pelas suas montanhas, pelo verdejante que contrasta com a imensa palete de cores que de uma forma natural nos é oferecida, com o verde dos seus bananais que contrasta com as cores do Mercado dos Lavradores, onde não ficamos indiferentes às majestosas Strelitzias e onde tudo acontece, tocados por uma temperatura sempre amena.

Um mar com uma cor azul que nos entra pelos olhos, onde vivem livremente e sem receios, as baleias, os golfinhos e os leões marinhos, uma água pura, transparente e de uma temperatura que não nos apetece parar de mergulhar.

E os sabores, a espetada com o pau de louro, o majestoso peixe espada preto que namora tão bem com o molho de maracujá e que tão bem convive com a banana frita, um prato de imensos sabores com tantas cores.

E se nos apetecer, porque não uma travessia neste imenso oceano atlântico e irmos a uma ilha com uma areia límpida e dourada onde a profundidade do mar que a rodeia parece não existir, tal é a limpidez e transparência destas águas, que o digam os aficionados do mergulho.

E para acabar bem o dia, num dos magníficos hotéis com o imenso horizonte do Oceano Atlântico, disfruto de um Vinho da Madeira único no Mundo numa bandeja em que o pano é bordado pelas mãos das bordadeiras, senhoras e donas de um saber-fazer único e irrepetível.

No âmbito do reconhecimento do nosso valor e do melhor que Portugal tem a oferecer a mercados externos, a ilha da Madeira tem-se apresentado como um lugar de destaque relativamente aos investimentos estrangeiros. A tranquilidade da ilha é notória, pois, e através de um estudo realizado em 2021 pela “Compare the Market”, a ilha da Madeira ocupa o quinto lugar, como melhor destino do mundo para adquirir bens imobiliários.

De sublinhar os números referentes à comercialização dos produtos regionais, destacando o Vinho da Madeira, no 3º trimestre de 2022, as exportações para os países da União Europeia rondaram os 313,7 mil litros, gerando uma valorização de 1,6 milhões de euros.

Outro exemplo claro desta experiência única e da oportunidade de investimento na região é a Dubai Madeira que refere um investimento anunciado na região autónoma, na quantia de €300 milhões em 400 apartamentos de luxo. Mas o setor “rei” com um crescimento significativo e constante, continua a ser o Turismo.

No mais recente relatório da Direção Regional quanto às estatísticas do Turismo da Região Autónoma da Madeira, no mês de agosto de 2022 o número de dormidas, no alojamento turístico, ultrapassou os 1,1 milhões, traduzindo-se num acréscimo, de 28,5%, em comparação com o mês homólogo (868,8 mil dormidas em agosto de 2021).

O relatório indica ainda que “Analisando por segmento, verifica-se que foi a hotelaria que apresentou a maior percentagem de estabelecimentos com movimento de hóspedes (93,8%), seguida do alojamento local e do turismo no espaço rural (ambos com 91,9%)”.

As subidas dos números de turistas na região ilustrem, de uma forma direta, a experiência única e enriquecedora do que é conhecer a diversidade que a ilha tem para oferecer. Da complementaridade entre o luxo e a natureza, resta-me referir que é este tipo de luxo que os novos consumidores procuram.

O ecossistema, a sustentabilidade e diversidade da região são características dignas de mencionar quando referido o esplendor da Ilha da Madeira.

A sazonalidade não define esta região! É possível disfrutar de cada elemento que a ilha da Madeira procura oferecer aos seus visitantes nos 365 dias do ano.

Falo, portanto, de um destino que tem tudo para ser um destino único. Hoje este é o luxo que os novos consumidores procuram: O natural, genuíno, amigo da natureza, das comunidades locais onde temos à minha disposição uma imensidão de experiências que estão de mãos dadas com a sua própria sustentabilidade.

Este destino é a Ilha da Madeira, um destino de luxo, um lugar de oportunidade de investimento nacional e internacional.

Por Francisco Carvalheira

Secretário-geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img