A Madeira vai receber, pela primeira vez, a gala de apresentação do Guia Michelin Portugal em 2026. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 23 de julho, numa conferência de imprensa que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
A apresentação da nova seleção de restaurantes do Guia Michelin Portugal está agendada para 10 de março do próximo ano, no Hotel Savoy Palace, no Funchal. A coordenação gastronómica do evento ficará a cargo do chef Benoît Sinthon, responsável pelo restaurante Il Gallo d’Oro, distinguido com duas Estrelas Michelin e uma Estrela Verde Michelin.
O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, ressalva que a realização desta Gala na Madeira é “prestigiante para o arquipélago” e mostra “o caminho que tem sido trilhado na valorização da gastronomia como um dos principais ativos do destino.”
Recordando que a Madeira tem vindo a ser cada vez mais reconhecida pelo Guia Michelin Portugal, Eduardo Jesus salienta que receber uma gala Michelin na Região é “uma afirmação clara de que a Madeira está num patamar de excelência gastronómica, capaz de ombrear com os melhores destinos do mundo”.
Recorde-se que em 2025 o Guia Michelin atribuiu duas estrelas ao restaurante Il Gallo d’Oro, na Madeira. Os restaurantes Desarma e William foram distinguidos com uma estrela cada, e foram ainda recomendados oito restaurantes: Avista, Avista Ásia, Vila do Peixe, Horta, Ákua, Oxalis, Audax, Gazebo e Casal da Penha, este último integrado na categoria Bib Gourmand.






