Está oficialmente a decorrer, no Palácio Nacional de Mafra, a VII Cimeira do Turismo Português, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), sob o tema “Turismo é Valor”. Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, é “uma honra realizar a VII Cimeira do Turismo Português na cidade de Mafra, pois é uma região cheia de história no país”.
Nesta edição, serão abordados vários temas, desde o turismo como o motor da economia portuguesa, os desafios da aviação e da ferrovia na próxima década, as incertezas da geopolítica mundial, os novos impactos do crescimento do turismo e os riscos e oportunidades da transição digital.
Na sua intervenção, durante a sessão de abertura, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, sublinhou a importância do setor do turismo para a cidade. “O concelho de Mafra tem-se mostrado resiliente em termos de turismo, seja através do crescimento da capacidade dos proveitos, seja na integração de novos projetos sustentáveis. Somos conhecidos por ter um turismo responsável e sustentável pelo Instituto de Turismo Responsável, graças, sobretudo, ao palácio, à basílica e ao convento, que recebem todos os anos milhares de turistas nacionais e internacionais, atraídos igualmente pelo esplendor da cidade”.
No seu discurso, o responsável garantiu que a região de Mafra tem sido procurada por investidores nacionais e internacionais que veem o concelho com um bom potencial para crescer. “Trabalhamos todos os dias para que esse investimento nos traga autenticidade e sustentabilidade para a cidade, valorizando, desta forma, as nossas gentes, o nosso património e a nossa natureza”.
Segundo o executivo, a autarquia está a investir na produção de produtos turísticos em áreas como o desporto equestre, por exemplo. “O turismo cria valor, gera emprego e traz investimento, tornando-se numa força essencial para o desenvolvimento económico e social”.