Julien Leroy, proprietário do Mama Shelter Lisboa, anunciou a expansão do grupo em Portugal, com a abertura de um novo hotel no centro do Porto. O responsável falava num pequeno-almoço com jornalistas, realizado esta terça-feira, dia 21, no Mama Shelter Lisboa.
“Neste momento, já está assinado um novo projeto na cidade do Porto, contudo, ainda não temos data oficial de abertura. Creio que o Sul também tem um bom potencial para a Mama Shelter, mas seria sempre com uma aposta mais descontraída. Já em Lisboa não excluímos a possibilidade de um segundo hotel, mas com a estreia de uma nova marca e numa vertente mais lifestyle”, revelou Julien Leroy quando questionado sobre possíveis planos de expansão.
O encontro realizou-se num momento em que o Mama Shelter Lisboa completa três anos de vida. A par disto, o proprietário do hotel fez um balanço de 2024, no qual se revelou como um “ano excelente”. Em termos de faturação, a unidade lisboeta atingiu 10 milhões de euros, com “um equilíbrio perfeito” entre quartos e restaurante, sendo 5 milhões relativos a alojamento e os restantes 5 milhões referentes a Food&Beverage (F&B).
Quanto a mercados, o francês continua a ser o principal, seguido do português, que representa 25% do total de hóspedes, do inglês, do alemão e do espanhol. Por sua vez, os mercados brasileiro e americano mostram sinais de crescimento, representando atualmente 10% do negócio. Já no restaurante 70% dos clientes são portugueses, enquanto os restantes 30% são estrangeiros.
Para Julien Leroy, os mercados brasileiro e americano representam uma oportunidade para a marca, tanto em razões económicas, como pela sua energia. “Estivemos presentes em várias feiras no Brasil e nos Estados Unidos da América, porque consideramos que estes dois mercados são muito importantes para nós. Por um lado, pela questão económica, pois são dois mercados com alto poder de compra, e, por outro lado, pela sua energia, ambos são perfis que dão vida ao ambiente, uma das caraterísticas que mais valorizamos no Mama Shelter.”
Ainda em 2024, foi registada uma taxa de ocupação média de 75%, com os meses de maio e setembro a destacarem-se. Quanto ao indicador de receita por quarto disponível (RevPAR), este foi superior a 100 euros, enquanto a taxa média diária (ADR) situou-se acima dos 130 euros.
Mama Shelter vai lançar sala de reuniões para 100 pessoas
Uma das novidades para 2025 é o lançamento de uma nova sala de reuniões para 100 pessoas, situada no piso 8 do hotel. Segundo Julien Leroy, a sala terá vistas panorâmicas para o rio Tejo e fica concluída em março.
“Esta nova sala é fruto da conversão de quatro quartos no piso 8, passando, desta forma, de 130 para 126 quartos disponíveis. Sei que esta perda de quartos pode parecer pouco racional, mas fizemos todos os cálculos e teremos no primeiro ano o retorno imediato do investimento.” Até à abertura desta nova sala, o hotel conta com dois espaços para eventos com capacidade para 25 a 30 pessoas.