Quinta-feira, Julho 18, 2024
Quinta-feira, Julho 18, 2024

SIGA-NOS:

Meliá e B&B Hotels impulsionam experiência de clientes e staff com investimentos em digitalização

-PUB-spot_img

As empresas de turismo em geral, e as empresas hoteleiras em particular, continuam a registar progressos decisivos nas suas estratégias de digitalização. Neste cenário, as cadeias hoteleiras Meliá Hotels International e B&B Hotels estão a centrar os seus projetos de transformação digital na melhoria da experiência, não apenas dos seus hóspedes, mas também dos colaboradores.

Meliá reforça colaboração interna com a Microsoft

A Meliá Hotels International, cadeia com mais de 400 hotéis em quatro continentes, incorporou o Microsoft Viva Connections e o Teams para reforçar a colaboração interna e a produtividade de forma segura em todo o mundo.

Christian Palomino, vice-presidente global de Tecnologias de Informação da Meliá, sublinhou que a aposta na experiência dos seus profissionais se desenvolve na mesma linha da “procura constante de novas formas de satisfazer os nossos clientes”. Assim, a escolha das soluções da Microsoft visa fortalecer a conexão e o envolvimento dos colaboradores.

O Microsoft Viva oferece acesso eficiente e seguro a documentos e recursos internos, simplificando a disponibilidade de informações corporativas essenciais para fornecer respostas personalizadas. Ao combinar isso com o Microsoft Teams, que facilita a interação entre os colaboradores, independentemente da sua localização, a Meliá estabeleceu um ecossistema digital que reforça a comunicação, a colaboração e a segurança em toda a organização.

Anteriormente, os funcionários utilizavam uma variedade de ferramentas, como WhatsApp e Telegram, para comunicarem em trânsito. A introdução do Teams proporcionou aos colaboradores um canal de comunicação oficial que eleva os padrões de segurança da organização. Além disso, ofereceu à Meliá um ambiente de trabalho moderno, facilitando as tarefas diárias e a tomada de decisões.

Devido à sua presença global e à necessidade de promover uma cultura e procedimentos uniformes em todos os seus hotéis, especialmente com muitos profissionais em regime de teletrabalho, a Meliá adotou esta solução. “Agora, todos têm acesso ao Teams para chamadas, chat e a capacidade de trabalhar em documentos a partir de qualquer lugar, o que aumenta a produtividade”, sublinhou Tomeu Fiol, diretor global de tecnologias hoteleiras.


As empresas do setor de turismo em geral, com destaque para as empresas hoteleiras, estão a dar passos significativos nas suas estratégias de digitalização. Neste contexto, duas importantes cadeias hoteleiras, a Meliá Hotels International e a B&B Hotels, estão a concentrar os seus esforços na melhoria da experiência dos clientes, bem como no aprimoramento das condições de trabalho dos seus colaboradores.

Meliá Hotels International reforça parceria com a Microsoft

A Meliá Hotels International, com uma rede de mais de 400 hotéis distribuídos por quatro continentes, optou por incorporar as soluções Microsoft Viva Connections e Teams, com o objetivo de aprimorar a colaboração interna e a produtividade de forma segura em escala global.

Christian Palomino, Vice-Presidente Global de Tecnologias de Informação da Meliá, destacou que esta iniciativa está alinhada com a constante busca de novas formas de satisfazer os clientes da empresa. Assim, a escolha das soluções da Microsoft visa fortalecer a conexão e o envolvimento dos colaboradores.

O Microsoft Viva oferece acesso eficiente e seguro a documentos e recursos internos, simplificando a disponibilidade de informações corporativas essenciais para fornecer respostas personalizadas. Ao combinar isso com o Microsoft Teams, que facilita a interação entre os colaboradores, independentemente da sua localização, a Meliá estabeleceu um ecossistema digital que reforça a comunicação, a colaboração e a segurança em toda a organização.

Anteriormente, os funcionários utilizavam uma variedade de ferramentas, como WhatsApp e Telegram, para se comunicarem em trânsito. A introdução do Teams proporcionou aos colaboradores um canal de comunicação oficial que eleva os padrões de segurança da organização. Além disso, ofereceu à Meliá um ambiente de trabalho moderno, facilitando as tarefas diárias e a tomada de decisões.

Devido à sua presença global e à necessidade de promover uma cultura e procedimentos uniformes em todos os seus hotéis, especialmente com muitos profissionais em regime de teletrabalho, a Meliá adotou essa solução. Tomeu Fiol, Diretor Global de Tecnologias Hoteleiras, afirmou que agora todos têm acesso ao Teams para chamadas, chat e colaboração em documentos de qualquer lugar, o que resultou em ganhos significativos de produtividade.

A implantação completa do Teams em toda a força de trabalho da Meliá, incluindo os funcionários da linha de frente, será seguida por inovações adicionais, como a Microsoft Power Platform. Esta plataforma permite o desenvolvimento de aplicações de negócios para análise de dados, automação de processos e criação de agentes virtuais de maneira simples, com um mínimo de codificação. Esta alteração, de acordo com Fiol, promete “mudar drasticamente” a forma como a empresa opera.

Através do Viva Connections, que está integrado no Teams, “simplificámos a forma como as pessoas partilham e acedem ao conhecimento, trazendo à tona uma riqueza de conhecimentos nunca antes vista na empresa”, explicou Mar Fuster, responsável pelo Projeto Organizacional da cadeia.

Além de ancorar uma solução proprietária de viagens para facilitar o planeamento dos profissionais de toda a empresa, o Viva Engage, outro componente do Microsoft Viva, tornou-se uma poderosa ferramenta de criação de cultura na Meliá para partilhar as melhores práticas e também para dar as boas-vindas aos novos membros da equipa. “O Teams é agora a espinha dorsal da comunicação na nossa organização”, concluiu Fiol.

B&B Hotels: a digitalização para melhorar a experiência do cliente

A B&B Hotels está a avançar com o seu plano de inovação digital em todos os seus estabelecimentos, com o objetivo de simplificar processos, reduzir os tempos de espera e melhorar a experiência dos seus clientes, mesmo antes da sua chegada aos hotéis.

Uma das inovações implementadas é um código único sem chave que permite aos hóspedes aceder aos seus quartos após o check-in, que pode ser feito online a partir dos seus dispositivos 24 horas antes da chegada ao hotel, ou nos pontos de auto-check-in no átrio. Neste processo, os hóspedes também podem fornecer todos os seus dados e sair do quarto sem a necessidade de realizar um check-out.

A B&B Hotels também conquistou a distinção “Wifii Label Performance” do Bureau Veritas, tornando-se a primeira cadeia em Espanha a receber essa certificação, que atesta a qualidade e segurança da rede Wi-Fi nos seus estabelecimentos. Além disso, a empresa disponibiliza dispositivos Google ChromeCast nas televisões dos quartos, permitindo aos hóspedes transmitir conteúdos diretamente dos seus dispositivos móveis ou tablets.

Na B&B Hotels, como salienta a sua CEO para Espanha e Portugal, Lucía Méndez-Bonito, “continuamos a apostar nas últimas tecnologias sem perder o foco no cliente e sem esquecer a importância do tratamento pessoal, amigável e próximo. Desta forma, os nossos hóspedes podem decidir que tipo de experiência querem ter nos nossos hotéis: uma gestão 100% digital ou um tratamento humano, ou ambos com a melhor eficiência e qualidade”.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img