O Mercado das Viagens alcançou, em 2024, um crescimento de aproximadamente 20% em faturação e um aumento de rentabilidade na ordem dos 8%.
As informações foram apresentadas durante a VI Convenção do Mercado das Viagens, que reuniu cerca de 63 agentes de viagens no Vila Galé Lagos, entre 7 e 8 de fevereiro.
Relativamente a 2025, Adriano Portugal, diretor da rede, revelou que a empresa está no caminho certo, tendo registado, no mês de janeiro, um aumento de 18% nas vendas face a 2024 e uma rentabilidade acima dos 5%.
Atualmente, a rede conta com 22 agências abertas, ambicionando chegar às 25/26 no decorrer deste ano. A estratégia de crescimento é enfatizada pela intenção de manter a qualidade do serviço prestado, evitando o crescimento desmesurado. “Não nos interessa crescer por crescer, queremos crescer de forma sustentável. O nosso modelo de negócio assenta na rentabilidade das nossas próprias lojas e das lojas que estão connosco”, reforça Adriano Portugal.
Os destinos mais procurados no início do ano incluíram Ásia e Brasil, em termos das grandes viagens, e Baleares, Porto Santo e Cabo Verde, em relação a pequenos destinos. Já em 2024, os destinos mais procurados foram Austrália, Japão, Miami, Cabo Verde, Tunísia e Caraíbas.
Ainda em 2024, a Solférias, a Ávoris, a Newblue e a Soltrópico foram os operadores mais vendidos, impulsionados pela comercialização de produtos charter, alinhados com a orientação mais voltada para o segmento lazer. Destes, a Soltrópico revelou-se “uma agradável surpresa”, tendo sido a que mais cresceu no ano passado. No segmento de bed banks, destaca-se a Tour10.
Quanto às novidades para este ano, o Mercado das Viagens estará presente na FLY, uma feira de turismo que decorrerá no Porto entre 22 e 23 de março, onde contará com a participação de doze balcões, e na BTL, no qual terá stand próprio e sete balcões.
Ainda sem grandes informações, foi revelado aos jornalistas que a VII edição do Mercado das Viagens realizar-se-á em Viana do Castelo.