O mercado internacional de turismo de casamentos irá gerar 23 mil milhões de euros em 2022, e excederá os 54,44 mil milhões de euros até 2032, segundo o relatório “Turismo de Casamentos – uma alternativa ao sol e à areia” da Future Market Insights.
Uma grande porção destas receitas é gerada pelos “destination weddings” (ou casamentos de destino), os casamentos celebrados num país diferente da residência habitual do casal, que geram, entre outras coisas, estadias de noite e investimentos no país. Estes caracterizam-se por oferecer aos casais uma experiência imersiva no país de destino, o que tem um impacto positivo nas economias locais especializadas neste tipo de eventos.
Como o relatório salienta, o mercado de casamentos de destino fechará 2022 com uma taxa de crescimento anual de 29%. Este boom deve-se, em particular, ao impacto público deste tipo de celebrações conseguido pelas celebridades através das suas redes sociais, de acordo com o Tourinews.
O estudo proporcionou uma visão das perspetivas de casamentos de destino na Europa, um dos mercados considerado mais atrativo internacionalmente. A nível europeu, o Reino Unido tem a maior quota, representando mais de 28% da quota de mercado em 2022. Fora do arquipélago anglo-saxónico, os turistas favorecem destinos com climas amenos e paisagens costeiras. A região da Toscana (Itália), Porto (Portugal) ou Corfu (Grécia) são algumas das mais procuradas.






