Sábado, Março 22, 2025
Sábado, Março 22, 2025

SIGA-NOS:

Motores de pesquisa geram 50% das reservas diretas pagas dos hotéis, segundo a D-EDGE

Um recente estudo da D-EDGE Hospitality Solutions concluiu que os motores de pesquisa geram quase 50% das reservas diretas pagas dos hotéis.

A análise aborda temas como a evolução da publicidade digital no setor hoteleiro e o seu impacto crescente na distribuição online. Segundo os resultados, atualmente, a grande maioria das reservas de hotel são feitas online, uma tendência que “continua a acelerar”. Esta distribuição digital divide-se em duas categorias principais, nomeadamente distribuição indireta e direta.

A distribuição indireta, que inclui OTAs, GDS e grossistas, representa a maior parte das vendas online dos hotéis, estando sujeita a comissões elevadas (18 a 28% para OTAs, 20 a 40% para grossistas).

Já a distribuição direta permite aos hotéis um maior controlo sobre as suas vendas e uma maior rentabilidade. Esta inclui duas fontes essenciais: tráfego gratuito e tráfego pago.

O tráfego gratuito é composto por tráfego direto e orgânico (pesquisas na web não pagas: SEO). Por sua vez, o tráfego pago é um segmento em forte crescimento impulsionado por campanhas de publicidade digital (Search, Metasearch, Display e Social Ads), ajudando os hotéis a atrair novos clientes e a maximizar as reservas diretas.

O recente estudo da D-EDGE analisa as tendências e o desempenho dos vários canais de publicidade em 2024, destacando as estratégias dos hotéis mais bem-sucedidas e examinando o impacto dos motores de pesquisa, dos Metasearch e das redes sociais na rentabilidade das reservas diretas.

Uma das principais conclusões do estudo é que, apesar do crescente peso dos canais pagos, a distribuição direta continua a ser significativamente mais competitiva em termos de custo, com um custo médio de distribuição de apenas 3,5%, em comparação com 18% a 28% para OTAs e 20% a 40% para grossistas.

Estes resultados confirmam o interesse crescente dos hoteleiros por estratégias digitais otimizadas que reforcem a sua independência e rentabilidade.

Com base em dados de 970 hotéis na Europa e na região da Ásia-Pacífico, o estudo revela que os motores de pesquisa (Google & Bing) geram quase metade das reservas diretas pagas, superando os Metasearch e as campanhas Display. 

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img