O MS Group prepara-se para aumentar o seu portfólio com a abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca, na primavera de 2025, com um investimento de aproximadamente 10 milhões de euros.
A unidade que promete ser “uma referência na hotelaria de luxo em Portugal” será um hotel de cinco estrelas, fruto da recuperação parcial de um mosteiro do século X, classificado como monumento nacional. Com 53 quartos, restaurante, bares, spa e piscina exterior, o novo hotel estará instalado em um espaço de dois hectares, oferecendo uma experiência única aos seus hóspedes. O projeto integra-se na concessão atribuída por 50 anos ao grupo, na sequência de um concurso público lançado ao abrigo do Programa Revive.
Em relação ao desempenho de 2024, o MS Group fechou o ano com resultados positivos. A inauguração do Moon & Sun Lisboa e a consolidação das unidades das marcas Moon & Sun e MS Collection já em operação foram marcos importantes para o grupo, que viu as suas metas de receitas, ocupação e rentabilidade serem cumpridas. “O desempenho dos hotéis do grupo esteve em linha com as expectativas traçadas no início do ano, com receitas, ocupação e rentabilidade dentro dos objetivos previstos. A crescente procura por experiências exclusivas e a excelência do serviço prestado foram fatores determinantes para este sucesso”, destacou Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group.
O grupo, que se destaca por apostar em unidades de pequena dimensão, tem como objetivo proporcionar “um serviço diferenciado e de alta qualidade”. “Segundo Pedro Mesquita de Sousa, “o principal desafio tem sido alcançar uma economia de escala que permita manter a rentabilidade sem comprometer a qualidade. Além disso, o contexto económico global, marcado por uma inflação elevada e taxas de juro altas, representou um obstáculo adicional, apenas começando a ser mitigado no segundo semestre do ano”.
Para superar os desafios, o grupo “minimizou a dependência de financiamentos e apostou na diversificação de mercados, otimizando tanto a diária média (ADR) como a ocupação das unidades.
A diversificação de mercados foi uma estratégia importante, com o aumento da procura por parte de turistas norte-americanos, além do bom desempenho de mercados tradicionais como o espanhol, francês e inglês.
Para o futuro, a expansão continua a ser uma prioridade. Além do MS Collection Mosteiro de Arouca, o grupo tem planos para a abertura do Moon & Sun Funchal no inverno de 2025, além de um projeto em fase de estudo para uma propriedade do MS Group no Alentejo.
O grupo mantém-se “atento a oportunidades estratégicas, seja através da aquisição de novas propriedades, contratos de arrendamento ou gestão de unidades. Esta abordagem criteriosa à expansão visa garantir um crescimento sustentável, sempre alinhado com a identidade da marca”.
As primeiras unidades de quatro estrelas do MS Group, sob a marca Moon & Sun, foram inauguradas em 2019, localizadas nos centros históricos do Porto e de Braga, e expandiram para Lisboa em 2024. Em 2023, a marca de cinco estrelas do grupo, MS Collection, deu início à sua operação com a abertura do MS Collection Aveiro.