14% das mulheres viaja sem a companhia da família, amigos ou companheiro, o que se traduz em hábitos, necessidades e expectativas, bem como em serviços e produtos turísticos específicos, conclui a plataforma global de inteligência de viagens Mabrian que, em conjunto com a The Data Appeal Company-Almawave Group, analisou a procura das mulheres que viajam sozinhas em todo o mundo para identificar cinco factores-chave que traçam o perfil deste segmento.
Como explica Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, “as mulheres que viajam sozinhas reflectem uma mudança cultural que surgiu antes da pandemia e ganhou força com a ascensão das viagens experienciais, em que o bem-estar ativo está no centro das preferências”. Além disso, os dados mostram que, embora a maioria das mulheres viajantes escolha o verão para os seus planos a solo, os meses de junho e setembro são os seus preferidos, “o que reflecte o potencial deste segmento durante a época média”, diz o CMO da Mabrian.
Esta análise combina uma visão geral a longo e a curto prazo das mulheres que viajam sozinhas. Para compreender o que molda este segmento, a Mabrian analisou dados consolidados para todo o ano de 2023 sobre os 10 principais mercados de origem globais para o segmento de mulheres que viajam sozinhas; enquanto o The Data Appeal examina as tendências actuais da procura de mulheres que viajam sozinhas para a atual época de verão para os principais destinos europeus, com base em voos reservados entre 1 de junho e 30 de setembro de 2024.
“As mulheres que viajam sozinhas estão a aumentar”, afirma Mirko Lalli, CEO e fundador da The Data Appeal Company. Com base nos dados de reserva do GDS, Lalli destaca vários exemplos importantes, como a Itália. “Desde junho de 2023, a Itália recebeu mais 1,1% de mulheres que viajam sozinhas; um segmento que deve representar 21,7% de todos os turistas que visitam destinos italianos nos próximos seis meses.” A mesma tendência é observada noutras capitais europeias, “como Paris, Amesterdão e Londres, também projetadas para receber mais de 30% de mulheres que viajam sozinhas nos próximos seis meses”
Tendência #1: De onde vêm as mulheres que viajam sozinhas? Os europeus lideram o ranking das mulheres que viajam sozinhas. De acordo com os dados da Mabrian, as mulheres que viajam sozinhas vêm principalmente da Alemanha, Reino Unido, França, Estados Unidos e Itália. O top 10 dos mercados de origem das mulheres que viajam sozinhas é completado por mulheres espanholas, australianas, brasileiras, polacas e japonesas. É interessante notar que, como mostra a análise da Data Appeal, mais de 30% dos viajantes alemães e britânicos que reservaram voos para viajar este verão são mulheres que viajam sozinhas.
Tendência #2: Quais são os seus destinos preferidos? Três em cada quatro viajantes do sexo feminino escolhem destinos domésticos. Os países preferidos das mulheres que viajam sozinhas são a Alemanha, a Itália, a Espanha, o Reino Unido, a França, os Estados Unidos, o Japão, a Polónia, o Brasil e a Austrália. Esta classificação reflecte o peso das viagens domésticas nas escolhas destas mulheres viajantes: de facto, 75% das mulheres viajantes dos 10 principais mercados para mulheres que viajam sozinhas escolhem destinos domésticos, embora existam diferenças notáveis em função do país de origem.
No que diz respeito à reputação e à perceção online, as mulheres que viajam sozinhas tendem a classificar bem os destinos da sua preferência, mas esses índices são inferiores aos dos viajantes médios, como indicam as pontuações de sentimento da The Data Appeal Company. Por exemplo, a pontuação de sentimento da Alemanha é de 85 pontos (em 100 possíveis) entre os viajantes médios, mas para as mulheres que viajam sozinhas, a pontuação é de 81, tal como em Itália (87 vs. 84), Espanha (85 vs. 82), Reino Unido (85 vs. 79) e França (84 vs. 79).
Como salienta Lalli, “as prioridades das mulheres que viajam sozinhas quando escolhem um destino de viagem estão por detrás destas pontuações ligeiramente mais baixas, uma vez que a procura deste segmento depende de questões como a perceção social, factores culturais ou mesmo a disponibilidade de alojamento, atracções e experiências que reflictam as expectativas e necessidades das mulheres”.
Tendência #3: A segurança, um fator relevante para as mulheres que viajam sozinhas. “Para este segmento de mulheres viajantes, as cidades são uma alternativa muito completa, porque têm uma oferta turística variada e diversificada, com diferentes níveis de preços, num ambiente cosmopolita e aberto que elas percepcionam como seguro e reconhecível”, sublinha Carlos Cendra, da Mabrian.
De facto, como mostra o Índice de Perceção de Segurança (PSI) da Mabrian, a segurança é um dos aspectos fundamentais para a escolha de um destino: as 10 cidades preferidas por este segmento de mulheres viajantes são todas percebidas como destinos seguros, como refletido pelos seus PSIs particularmente elevados, que variam entre 85 e 98 pontos em 100 possíveis.
Tendência #4: Quem são os mais aventureiros? Espanholas, italianas e japonesas. Quase metade das mulheres espanholas que viajam sozinhas (48%) escolhem destinos internacionais, tal como 36% das italianas e 34% das japonesas; uma tendência consistente observada nas reservas para o verão de 2024 para a Europa, analisadas pela The Data Appeal Company’s: de facto, cerca de 30% dos viajantes espanhóis que voam para destinos britânicos este verão são mulheres que viajam sozinhas; semelhante às mulheres japonesas, que representam 25% do total de reservas de verão para Itália ou Reino Unido.
Em contrapartida, sete em cada dez francesas e polacas preferem destinos no seu próprio país quando viajam sozinhas, tal como 77% das britânicas e 85% das alemãs, americanas e australianas. Apenas 8% das brasileiras que viajam sozinhas escolhem destinos internacionais. “Escolher destinos próximos, tanto domésticos como de curta distância, é uma forma de quebrar o gelo para eventualmente escolherem outros lugares mais distantes ou exóticos para as suas próximas viagens”, diz Cendra.
Tendência #5: Os destinos urbanos são os preferidos das mulheres que viajam sozinhas. O turismo urbano é especialmente relevante entre este segmento de viajantes. Como mostram os dados, 9 das dez cidades mais visitadas por mulheres que viajam sozinhas são cidades europeias, e apenas Espanha apresenta duas cidades neste ranking, liderado por Londres, Paris, Tóquio, e seguido por Madrid, Roma, Berlim, Varsóvia, Barcelona, Lisboa e Milão.
Entre os cinco países mais visitados por mulheres que viajam sozinhas (Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e França), os destinos preferidos são cidades bem conectadas, que estão na lista de desejos de viajantes de todo o mundo, que também oferecem uma “rica combinação de experiências de viagem, especialmente planos culturais e atracções”.