Domingo, Junho 23, 2024
Domingo, Junho 23, 2024

SIGA-NOS:

Município de Paredes entra para a Rede Nacional de Turismo Industrial

O Município de Paredes formalizou a sua adesão à Rede Nacional de Turismo Industrial, no dia 26 de outubro, numa cerimónia oficial que contou com a presença do Presidente da Câmara, Alexandre Almeida. Durante o evento, o autarca destacou a importância desta iniciativa como um meio de “promover o território”, enfatizando os esforços que têm sido feitos para fomentar o turismo no concelho.

“Queremos, cada vez mais, dar a conhecer Paredes, estamos a fazer a promoção do território para atrair mais visitantes”, afirmou o Presidente da Câmara, Alexandre Almeida.

Com a integração na Rede de Turismo Industrial, Paredes passa a oferecer um novo produto turístico para aqueles que visitam o território, focado na indústria do mobiliário e da madeira. Além disso, a oferta turística de Paredes inclui também património, cultura, turismo de natureza e gastronomia.

A cerimónia de adesão aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes e envolveu o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Município e as primeiras empresas de Paredes a fazerem parte da Rede de Turismo Industrial: CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário; a FENABEL, produtora de cadeiras; a oficina do artesão de talha Móveis Fialho; e a Gicamob, detentora da marca de mobiliário Wewood – Portuguese Joinery.

A Rede de Turismo Industrial está a ser desenvolvida em todo o país, com coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. Na região Norte, a coordenação é responsabilidade do Turismo Porto e Norte de Portugal. De acordo com Luís Pedro Martins, presidente desta entidade, “mais de 70% da oferta do Turismo Industrial está localizada no Porto e Norte.” O presidente enfatizou que “o norte é um território dinâmico, com 40% das exportação, onde tem empresas com história”.

A entrada das empresas de mobiliário de Paredes na Rede de Turismo Industrial  “é um reforço dos parceiros da Rede do Turismo Industrial, com o norte a reforçar a oferta variada de empresas e de produtos turísticos e mais um motivo para fazer com que os turistas se desloquem ao território”, acrescenta.

A próxima etapa desta Rede Nacional de Turismo Industrial envolve a promoção a nível internacional.

Durante a tarde, os parceiros do Porto e Norte de Portugal que fazem parte desta rede realizaram visitas de familiarização, capacitação e networking, compartilhando experiências bem-sucedidas no setor. Segundo o município, estas ações favoreceram “o cruzamento de saberes e de práticas em estreita ligação com profissionais ligados ao setor numa perspetiva de partilha de boas práticas entre todos os parceiros do Porto e Norte de Portugal que integram a Rede Nacional do Turismo Industrial”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img