Quarta-feira, Outubro 5, 2022
Quarta-feira, Outubro 5, 2022

SIGA-NOS:

Neya Porto Hotel inaugurado oficialmente com certificação LEED

Após um período de soft opening por imperativos da pandemia, o NEYA Porto Hotel foi inaugurado no passado dia 11 de maio. Na ocasião foi também descerrada a placa da certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação.

Com um investimento de 18 milhões de euros, cofinanciado em cerca de seis milhões pelo COMPETE – Portugal 2020, o projeto foi desenvolvido pelos gabinetes da PK Arquitetos, Lda e Colodd, Lda, tendo por objetivo transformar parte das ruínas do antigo Convento Madre Deus de Monchique no NEYA Porto Hotel, cujo processo de construção contou com a assessoria ambiental da empresa ‘Edifícios Saudáveis’ para gestão de todo o processo até à certificação LEED.

“Ser o primeiro hotel em Portugal com Certificação LEED é um grande orgulho, que nos permite desenvolver a atividade hoteleira de um modo mais responsável, com um melhor desempenho ambiental, e contribuir para um turismo sustentável, colocando o nosso país na vanguarda nesta matéria”, afirma Pedro Teixeira, Diretor de sustentabilidade da NEYA Hotels.

Atribuída pelo U.S. Green Building Council, a certificação LEED tem como objetivo avaliar e creditar a construção ecofriendly, através de um sistema universal de parâmetros que atestam o desempenho ambiental e energético dos edifícios.

“Conseguir a certificação LEED é mais do que apenas implementar práticas sustentáveis. Representa um compromisso para fazer do mundo um lugar melhor e influenciar outros a fazer melhor”, afirma Peter Templeton, presidente e CEO, USGBC, que conclui: “Dada a extraordinária importância da proteção climática e o papel central que os edifícios desempenham nesse esforço, o NEYA Porto Hotel está a criar um caminho em frente através da sua certificação LEED”.

O NEYA Porto Hotel caracteriza-se “pela sustentabilidade ambiental, económica e social, empenhado na qualidade e excelência dos serviços, que resulta da recuperação do relevante património histórico pré-existente”. O projeto foi desenvolvido com recursos à recuperação de parte dos imóveis que pertenciam ao antigo Convento de Monchique, localizado na Rua de Monchique, na zona ribeirinha do Porto, e abrangido pela zona classificada pela UNESCO como Centro Histórico e Património Mundial da Humanidade.

O NEYA Porto é a segunda unidade hoteleira do grupo NEYA Hotels e representa a mais recente materialização da estratégia de crescimento da marca no mercado nacional. Classificado pelo Turismo de Portugal como um quatro estrelas superior, “foi concebido como um refúgio urbano numa das zonas mais atrativas e emblemáticas da cidade, com espaços exteriores relaxantes e uma vista exuberante sobre o Douro”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img