Os níveis baixos de água em algumas secções dos rios Danúbio e Reno, devido à seca e ondas de calor intensas, estão a comprometer alguns itinerários fluviais, obrigando as companhias a ajustar as suas viagens.
Segundo a Reuters, algumas zonas do Danúbio, na Roménia, atingiram o nível mais baixo de águas em três décadas. Secções do Reno foram também afetadas.
As equipas operacionais das companhias de cruzeiros fluviais estão a trabalhar para avaliar os níveis de água e ajustar itinerários em conformidade, com algumas companhias a optarem por recorrer a autocarros como alternativa quando não conseguem navegar nos rios.
Companhias com frotas maiores ou navios-gémeos recorrem à utilização de dois navios para realizar um cruzeiro, enquanto aqueles que também oferecem excursões guiadas terrestres aproveitam essa experiência para manter os passageiros em movimento.
A Riviera Travel, operador turístico e de cruzeiros fluviais no Reino Unido, anunciou, em comunicado citado pela Travel Weekly, que “não cancelou nem irá cancelar nenhuma viagem”. Em vez disso, a marca está a ajustar planos de excursões e a alterar destinos, quando necessário.
O Grupo Scenic, proprietário da Scenic Luxury Cruises & Tours e da Emerald Cruises & Tours, informou que alguns horários estavam a ser ajustados através da troca de navios e da alteração dos portos de embarque ou desembarque.
A Tauck, que opera cruzeiros fluviais all-inclusive nas principais vias navegáveis europeias ajustou um “número limitado” de viagens no Reno e no Danúbio e diz dispor de “planos de contingência testados e comprovados, incluindo transferências com navios-gémeos, pontos de embarque revistos, hotéis de luxo e transportes alternativos”, segundo o comunicado citado pela Travel Weekly.
A Viking, operadora de cruzeiros fluviais e marítimos, como dispõe de uma vasta frota de navios-gémeos, está a recorrer ao método de substituição para contornar quaisquer perturbações causadas pelos níveis das águas.




