Sexta-feira, Maio 23, 2025
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No caminho digital para a retoma

Os últimos 20 meses levaram o nosso setor ao limite, mas “momentos difíceis são como pontes eles levam-nos para novos lugares”. Com os canais de distribuição offline praticamente parados, a estratégia dos hotéis passou pelo digital.

Um estudo realizado pela McKinsey & Company, uma empresa líder em consultoria, indica uma adoção sem precedentes do consumidor pelo digital, que fez com que em apenas alguns meses o consumo digital tenha acelerado o equivalente a 4 anos.

As vendas diretas dispararam e cerca de 79% dos hotéis viram o seu website ganhar preponderância na venda. Os hotéis portugueses confirmaram o bom trabalho do canal direto digital, colocando no topo do pódio o seu website.

Que passos para manter a performance de excelência e que novas tendências vamos ter para o canal direto digital?

O cliente local é Rei!

Perspetiva-se que em 2022 a procura local continue a ser importante para a venda direta, mantendo a tendência de reserva de último momento. Prepare-se para capturar este tipo de cliente e para a retoma dos viajantes estrangeiros, principalmente na Primavera e Verão.

Mais que tarifas flexíveis, será importante aplicar um pricing flexível com automatismos de pagamentos, crie políticas de revenue e comercial mais criativas, utilizando o pré-pagamento como incentivo à compra e como benefício para o seu próprio hotel.

Complete a oferta do seu website com venda de experiências, atraia um novo segmento de clientes: as experiências de um dia permitem-lhe atrair um público local ou de proximidade que não procura alojamento, mas sim viver e descobrir uma experiência perto do seu local de residência, tornando-se um embaixador do seu produto e uma valiosa fonte de rendimento mesmo em época baixa.

Crie a sua própria audiência

Prepare-se para um mundo sem cookies, os dados históricos e em tempo real, técnicas de machine learning e uma estratégia de marketing multicanal serão a receita para um marketing de sucesso num mundo livre de cookies, com foco especial para os dados próprios.

Será importante que os hotéis trabalhem com parceiros de marketing digital que os possam ajudar a entender as implicações de um ambiente pós-cookies. Os efeitos ainda não foram 100% compreendidos, mas é claro que os hotéis terão que adaptar as suas estratégias de marketing e aprimorar muito mais os seus canais de comunicação e interação com o utilizador.

Uma base de dados própria vem diretamente do seu público, com a certeza de que são relevantes para o seu hotel. Os hotéis podem melhorar a captação de base de dados, por exemplo através de formulários de newsletters, programas de fidelização e mesmo através do motor de reservas. A origem dos dados ajudam-no a entender os interesses, preferências e comportamentos de reserva dos hóspedes. Com estes dados, pode construir estratégias personalizadas prevendo melhor os comportamentos futuros.

Sustentabilidade faz parte da venda direta

Torne-se sustentável, 85% dos consumidores são mais propensos a reservar um hotel se for considerado sustentável. Crie um plano, onde define um ponto de partida, a estratégia a adotar, medição das ações implementadas e uma correta comunicação.

A sustentabilidade veio para ficar, o próprio Google veio introduzir a possibilidade de os hotéis indicarem as suas práticas de sustentabilidade e inclusive indicar uma eco certificação no seu perfil Google My Business. Mais um fator de pesquisa em campanhas Google Hotel Ads.

Sustentabilidade não é só ecologia, também é responsabilidade social em forma de acessibilidade digital. Dispor de um website e motor de reservas adaptado deverá ser um ponto nas ações a implementar.   

E para que fique bem presente

A venda gerada pelo website dos hotéis torna-se importante e estratégica para o negócio hoteleiro, finalmente um canal direto digital forte vai permitir uma desintermediação eficaz.

Para 2022 mantenha o foco no cliente nacional e prepare-se para receber os viajantes estrangeiros com o bom tempo, reforce a sua estratégia de fidelização e crie uma política de sustentabilidade para o seu hotel.

Cabe agora aos hoteleiros manterem o canal direto digital no topo dos canais de venda e fazer tudo para que seja medalha de ouro!

Por Pedro Gomes

É Regional Manager da empresa de tecnologia Roiback

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