A Nortravel está a registar um início de ano positivo, após os primeiros momentos fortes de vendas, como a Black Friday e o Mundo Abreu, e prepara-se para a BTL com expectativas elevadas, sobretudo no segmento que mais caracteriza o operador: os circuitos.
Em declarações ao TNews, Nuno Aleixo, diretor geral da Nortravel, fez um balanço das campanhas recentes. “Em relação aos nossos períodos de venda, tanto na Black Friday como também no Mundo Abreu, fizemos campanhas de venda global, não especificamente para nenhuma rede, e os resultados foram bastante bons”, afirmou.
Ainda assim, o impacto da Black Friday ficou ligeiramente abaixo do esperado. “A Black Friday não foi o impacto que nós estávamos à espera porque a Nortravel tem vários produtos. Tem aquele produto mais de praia, que é para massificação, e tem também os circuitos, que são os que mais nos caracterizam. Esse é um tipo de produto que não entra muito na Black Friday”, explicou.
Segundo o responsável, os destinos de praia – como Caraíbas, Ilhas Espanholas ou Cabo Verde – encaixam melhor neste tipo de campanhas. “No Cabo Verde, por exemplo, temos esse produto para estar nessas campanhas e as coisas correram dentro do expectável. Conseguimos subir um pouco o preço médio, o que foi bastante positivo, porque era um dos nossos objetivos.”
A aposta estratégica da Nortravel continua, no entanto, centrada nos circuitos, sobretudo na Europa. Depois de um 2025 com crescimento significativo, as expectativas para 2026 são elevadas.
“Sentimos um crescimento bastante acentuado no ano passado e este ano as nossas expectativas são bastante boas, mesmo com os preços que estão na Europa”, sublinhou.
Entre os destaques, Itália surge com um arranque positivo, após um ano anterior mais desafiante devido ao Jubileu. “O ano passado foi mais complicado por causa do ano jubileu e a disponibilidade não era tão grande, mas em 2026 estamos a arrancar muito.”
Os países nórdicos também estão a ter um bom desempenho. “A Noruega está a correr bastante bem, a Escócia também. Retomámos os cruzeiros da Nortravel com guia a bordo, agora com a Costa Cruzeiros, e são aqueles produtos mais tradicionais da Nortravel que estão com um excelente arranque.”
Albânia ganha força com operação para Tirana
Uma das grandes novidades é a operação para Tirana, na Albânia, que está a superar expectativas. “Dois terços do avião é para circuitos, porque a partir da Albânia fazemos Kosovo, Macedónia, Montenegro e vamos até ao norte da Grécia, com Tessalónica.”
Nuno Aleixo destaca que se trata de uma região ainda pouco explorada pelos portugueses. “Estamos a falar de uma Europa fora da União Europeia, países que querem entrar na União Europeia. Há uma curiosidade e um despertar de interesse muito grande. Está-nos a correr muito bem.”
O terço restante da operação destina-se a praia e fly & drive, mas o foco mantém-se nos circuitos.
Entre os destinos nacionais e de proximidade, a Madeira está novamente a ganhar força. “Estamos outra vez a retomar com alguma força a Madeira”, refere. Já os Açores estão a ter um arranque mais moderado. “Os Açores estão um bocado tímidos. Estamos expectantes que agora, com as mudanças de voos e com a saída da Ryanair do destino, possamos consolidar a nossa operação.”
Quanto ao contexto internacional, Nuno Aleixo acredita que a instabilidade global poderá beneficiar destinos de proximidade. “Já se notou no ano passado que os destinos de proximidade estão a ganhar força. Falamos de Cabo Verde, Açores e Madeira. Temos notado uma grande pressão nesses destinos, não só do mercado nacional, mas especialmente dos mercados estrangeiros.”
Com a BTL a arrancar esta quarta-feira, as expectativas para os dias de venda ao público são claras. “Boas expectativas, sim, principalmente com o produto que nos caracteriza mais. Não iremos entrar em grandes campanhas, embora tenhamos preços atrativos e uma comunicação forte. A nossa aposta maior será nos produtos consolidados da Nortravel, nos circuitos.”




