Como é sabido, o setor do Turismo é um dos que mais impactam positivamente a economia. Quais são as razões pelas quais a falta de mão-de-obra tem sido um dos maiores desafios para a indústria turística? Que problemas contribuem para que esta questão tenha tanto impacto? Este artigo explorará algumas razões que contribuem para a evolução deste tema.
Por João Mota
O papel das condições de trabalho na área
Atualmente, as condições de trabalho desempenham um papel cada vez mais importante na escolha de uma oportunidade. No setor do Turismo, isso não é exceção. Muitos dos empregos disponíveis oferecem salários baixos, horários irregulares e trabalho sazonal. A falta de estabilidade e as condições precárias de trabalho são talvez os principais fatores que afastam potenciais colaboradores, contribuindo assim para a fragilidade e desvalorização da área.
O impacto da pandemia de COVID-19 no setor
A pandemia influenciou o setor? Claramente que sim! Com o surgimento da crise de saúde pública, o setor foi um dos mais afetados, não só pela perda de receitas, mas também pela enorme perda de mão-de-obra. Milhares de colaboradores foram demitidos durante a crise global, muitos dos quais buscaram oportunidades em outros setores, criando assim um dos maiores desafios para o turismo em trazê-los de volta. Este também é um dos principais motivos para a falta de trabalhadores.
O efeito dos desafios migratórios
Estamos perante uma questão importante, onde o setor está cada vez mais dependente de trabalhadores imigrantes. As políticas de imigração estão cada vez mais rigorosas e burocráticas, dificultando a contratação de colaboradores estrangeiros por parte dos gestores e recrutadores do setor. Reformulações nos mecanismos existentes facilitariam a contratação desses trabalhadores, contornando assim a falta de mão-de-obra, especialmente na Restauração e Hotelaria.
A utilidade do desenvolvimento tecnológico no setor
Nos dias de hoje, os avanços tecnológicos têm crescido rapidamente, permitindo melhorar a eficiência e eficácia de vários serviços, incluindo o setor de Turismo. O desenvolvimento de instrumentos tecnológicos que automatizem processos ajudaria a lidar com a necessidade contínua de recrutamento para tarefas repetitivas, reduzindo assim a falta de trabalhadores. Além disso, a implementação de softwares de gestão de Recursos Humanos nas empresas turísticas facilitaria os processos de recrutamento e permitiria prever as necessidades futuras, ajudando a controlar a falta de mão-de-obra.
Conclusão
Apesar de ser um problema multifacetado, é importante valorizar as carreiras dos trabalhadores do setor, começando pela melhoria das condições de trabalho. Isso garantirá que o Turismo continue a ser um dos pilares que mais contribui para a evolução e crescimento da economia global, beneficiando assim o PIB português.
João Mota é estudante do 1º ano, do curso de Licenciatura em Gestão Turística, do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo.
Nova Geração é uma nova rubrica do TNews, na qual damos voz à opinião dos jovens estudantes de Turismo.