A cidade de Évora vai ter a primeira unidade hoteleira inteiramente dedicada à cultura alentejana. O Hotel O Cante abre ao público no próximo dia 15 de junho, junto à Porta de Alconchel, uma das principais entradas do centro histórico e resulta de um investimento de cerca de seis milhões de euros, incluindo uma participação de fundos de turismo.
Homenagear a cultura e o Cante alentejano é o mote do mais recente hotel de Évora, que conta com 50 quartos, restaurante e bar, piscinas, spa e sala de reuniões.
A decoração resulta na simbiose perfeita entre o contemporâneo e o tradicional. “Existem vários apontamentos da cultura, da vida no campo e dos afazeres domésticos das gentes locais que elevam a estadia do hóspede a uma experiência única e culturalmente enriquecedora”, refere a unidade de alojamento.
Os quartos são uma ode à serenidade e bem-estar. Ora em tons de terra, de madeira, de cortiça e do dourado das planícies, em todas as habitações se encontram mantas alentejanas, fotografias que retratam a vida no Alentejo e estrofes de canções do cante alentejano escritas nas paredes.
O hotel é a concretização do sonho do proprietário da empresa promotora, a Universacontece. Com origens alentejanas, “é um conhecedor do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade, que desta forma presta o seu tributo ao Alentejo”.
A equipa do hotel de quatro estrelas é constituída maioritariamente por profissionais da terra que têm como farda o traje habitualmente usado pelos membros dos grupos de cante alentejano. A decoração foi da responsabilidade de artesões locais.
Semanalmente vão ser promovidos espetáculos de cante, interpretados por grupos selecionados pela sua qualidade e originalidade.
Quanto ao restaurante, batizado de Ponto Alto, promete uma viagem gastronómica pelos sabores alentejanos.