O novo terminal da MSC Cruzeiros em Barcelona já foi oficialmente inaugurado, por ocasião da primeira escala do Explora II.
A cerimónia comemorativa do corte da fita aconteceu na passada quinta-feira, dia 3 de abril. O evento contou com a presença de José Antonio Santano Clavero, secretário de Estado dos Transportes e Mobilidade Sustentável do Governo espanhol, delegado do Governo Central, Carlos Prieto, quarto vice-prefeito para a Área de Economia, Impostos, Promoção Económica e Turismo, Jordi Valls, Alberto Dalmau, ministro da Presidência do Governo da Catalunha e José Alberto Carbonell, presidente do Porto de Barcelona.
Participaram também na cerimónia Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Cruise Division do MSC Group, Gianluca Suprani SVP Global Port Development da MSC Cruises e Anna Nash, Global President da Explora Journeys.
“Barcelona tem sido uma parceira estratégica do MSC Group há mais de quatro décadas e da MSC Cruzeiros há mais de 25 anos, e o nosso compromisso é inabalável. O novo terminal não é apenas um investimento em infraestruturas portuárias modernas, mas demonstra que estamos alinhados com a estratégia da cidade para um modelo de turismo mais equilibrado e sustentável, ao mesmo tempo que traz benefícios económicos positivos para a região. Estamos ansiosos por este novo capítulo com o Porto de Barcelona, pois os nossos passageiros da MSC Cruzeiros e Explora Journeys, desfrutam dos benefícios deste novo terminal”, afirmou Pierfrancesco Vago.
O terminal foi concebido pelo escritório de arquitetura catalão Ricardo Bofill Taller de Arquitetura. “Este edifício de vanguarda foi concebido para dar continuidade à experiência de cruzeiro. Desde o momento em que os passageiros chegam, partem numa viagem perfeita que reflete a elegância, o conforto e o serviço que encontrarão a bordo”, lê-se no comunicado divulgado pela MSC.
Entre os espaços destacados pela MSC estão a área comercial, a sala de espera e a sala VIP exclusiva para clientes premium e de luxo. No exterior, o revestimento em cerâmica presta homenagem à rica artística de Barcelona, inspirada em Gaudi.
Além disto, o terminal tem um “forte foco” em recursos ambientais e eficiência energética, incorporando tecnologias de poupança de energia e materiais sustentáveis, segundo a MSC. Estas incluem painéis solares e luz natural otimizada, juntamente com um sistema de recolha de água pluvais para fornecer água para as casas de banho e às áreas paisagísticas.
O terminal também obteve a certificação Gold Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) “em reconhecimento da sua eficiência energética e responsabilidade ambiental”.
A MSC destaca que, em 2027, estará disponível a ligação de energia da costa para o navio, o que permitirá às embarcações atracadas desligar os seus motores, conectar-se à rede elétrica local e eliminar emissões no porto.
Este verão, a MSC Cruzeiros terá cinco navios com embarque em Barcelona – MSC World Europa, MSC Seaview, MSC Seaside, MSC Magnifica e MSC Orchestra. O Explora II fará escalas regulares ao longo da temporada de verão, com Barcelona como um dos seus principais portos de embarque.