A startup Pleez, que oferece um algoritmo para melhorar e otimizar as vendas dos restaurantes, anuncia o fecho de uma ronda de investimento de 1,5 milhões de euros, a segunda maior ronda na indústria em Portugal.
O investimento é liderado pelo Fundo de VC alemão FoodLabs e é acompanhado pela Shio Capital, primeiros investidores da Gorillas & da Choco, pelos investidores já existentes Wisenext e APX, bem como por um conjunto de business angels, incluindo os fundadores da Order Bird.
Este novo capital permitirá que a empresa se expanda internacionalmente, começando por Espanha, de onde avançará para a Europa. “A Pleez pretende ajudar 10% de todos os restaurantes que trabalham com plataformas de delivery na Península Ibérica nos próximos 12 meses. O mercado global de entrega de alimentos e refeições vale mais de 140 mil milhões de euros, tendo triplicado desde 2017. Só no mercado nacional, os serviços de entrega de refeições atingiram uma taxa de penetração de 28% no ano passado”, declara a startup, em comunicado.
“Apesar deste crescimento, muitos restaurantes não usam as oportunidades por detrás dos menus e é aí que entra a Pleez. A Pleez oferece um algoritmo que fornece uma análise do menu e da concorrência para melhorar e otimizar o menu do restaurante. Desta forma, os restaurantes aumentam as vendas em 15%. O restaurante só precisa de se escolher qual o prato que mais quer vender e a Pleez trata do resto”, explica a empresa.
Segundo Vasco Sampaio, co-fundador da Pleez, “o algoritmo estuda todos os dados disponíveis provenientes das Plataformas de Entrega e otimiza as ofertas do restaurante, dando sugestões com base nos dados recolhidos e implementados. Com a Pleez, os restaurantes aumentam o sucesso dos seus negócios num mercado altamente competitivo”.
“Estamos muito felizes por trazer a bordo esta equipa de investidores e advisors que nos ajudarão a chegar à próxima etapa, mas, mais importante, que aumentarão o impacto que levamos aos nossos parceiros: restaurantes e plataformas de entrega”, refere Afonso Pinheiro, também co-fundador da Pleez. “Estamos a ligar os pontos entre restaurantes e plataformas de entrega e a permitir que aumentem a sua receita ao gerir e otimizar a sua oferta”.