Sexta-feira, Dezembro 6, 2024
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O crescimento das viagens de luxo vão continuar a beneficiar a indústria? 

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Os curadores de viagens de luxo estão a elevar os padrões de indulgência, criando experiências que redefinem a exclusividade. Atualmente já não existem pacotes “luxuosos” genéricos, o viajante de alto nível de hoje procura aventuras “ultra-premium”, raras e autênticas.

Esta mudança não se resume apenas à opulência, mas também à personalização. Em grande parte, isto explica o sucesso dos programas de adesão que oferecem acesso exclusivo a experiências selecionadas de acordo com os gostos pessoais dos viajantes, promovendo também um sentido de comunidade entre os mais exigentes.

A indústria das viagens de luxo está a crescer rapidamente, com um mercado superior a 1,2 biliões de dólares em 2021 e uma taxa de crescimento projetada superior a 7% anualmente até 2030. Por exemplo, a Delta Air Lines registou lucros recorde no segmento premium, os hotéis estão a inovar com novos produtos premium e companhias aéreas exclusivamente de luxo, como a Beond e a JBL.

Especialistas de todo o setor das viagens responderam ao facto de se esta tendência é sustentável a longo prazo e como a indústria pode aproveitar esta oportunidade.

O crescimento das viagens de luxo pode ser um desafio para as companhias aéreas, mas é uma oportunidade lucrativa para aqueles que têm a flexibilidade de diversificar as suas ofertas. Javier Jiménez, cofundador e COO da Airnguru, empresa de inteligência de preços de companhias aéreas, afirma que “as transportadoras estabelecidas devem adaptar-se oferecendo uma experiência de luxo verdadeiramente diferenciada, além de assentos confortáveis e champanhe, devem incluir serviços personalizados, experiências de voo selecionadas e ligações sem falhas. Aproveitar a tecnologia e os dados permite às companhias aéreas antecipar as necessidades dos viajantes mais exigentes, garantindo que cada viagem se sinta exclusiva e inesquecível. Isto também possibilita a otimização dos preços das ofertas personalizadas, crucial para um negócio rentável. As companhias aéreas de serviço completo, com infraestrutura extensa e configurações diversificadas de aeronaves, estão bem posicionadas para capitalizar esta oportunidade e aumentar os fatores de carga nas cabinas premium e premium-economy. No entanto, a concepção e execução de estratégias adequadas, mantendo a consistência de produto e serviço em toda a frota e parceiros de codeshare, continua a ser um desafio significativo”.

O crescimento do luxo representa também uma forte oportunidade para o setor hoteleiro, especialmente para hotéis independentes que oferecem uma experiência ‘boutique’ única. Mas como é que estes hotéis, muitas vezes sem os recursos de marketing e vendas dos seus maiores concorrentes, alcançam este público? 

Pablo Sánchez, representante da Mirai, explica que “grandes OTA’s como o Booking ou a Expedia são locais difíceis para diferenciar e mostrar propriedades únicas. Em vez disso, um bom site (com um bom motor de reservas) permite criar a narrativa certa para propriedades únicas. Claro que o efeito billboard é um facto, por isso é crucial encontrar os canais de distribuição certos alinhados com o luxo e os seus destinos (existem alguns por aí): Virtuoso, Black Tomato, Essentiali. E por último, mas não menos importante, é necessário um bom plano de marketing, começando com uma definição clara do público e focando-se nas plataformas e momentos em que se pode alcançá-los. Fácil de dizer, não tão fácil de executar, a menos que se faça parceria com especialistas que tenham experiência em vendas diretas e que não tenham conflito de interesses em também beneficiar da venda de soluções indiretas, desde que tragam valor real ao hotel e o ajudem a otimizar a sua distribuição e rentabilidade”. 

Uma forma eficaz de alcançar viajantes de luxo é através de plataformas de marketing de afiliados que dão acesso a bloggers de viagens. Rami Nuseir, diretor de marketing da Stay22, acredita que “os bloggers de viagens de luxo são os principais influenciadores dos viajantes exigentes de hoje, quase ninguém escapa à sua influência. Estes globetrotters digitais criam experiências inspiradoras, oferecendo uma janela pitoresca para os destinos mais requintados do mundo e acomodações opulentas. Ao fazer parcerias com os bloggers certos de que ressoam com os valores e o público-alvo de uma marca, fornecedores ou vendedores online como OTA’s podem criar campanhas altamente eficazes que vão além da publicidade tradicional e são muito mais persuasivas do que mensagens de marketing genéricas”. 

Evren Oktay, da Pax2Night, afirma que “quando se trata de fazer uma reserva de luxo, muitas vezes o viajante confia num agente de viagens de retalho para o aconselhar, por isso certifique-se de que o seu distribuidor B2B tem acesso a agentes de viagens de retalho nos mercados de onde é mais provável que venham as reservas. Depois, trabalhe arduamente com eles para garantir que a equipa de vendas deles compreende o seu produto”.

O ressurgimento das viagens de luxo é entusiasmante para os viajantes, mas apresenta considerações importantes para os gestores de viagens corporativas. Andres Fabris, CEO da Traxo, sublinha que “as linhas difusas entre negócios e lazer (ou ‘bleisure’) podem levar a um aumento das reservas, com funcionários a prolongar viagens de trabalho para se entregarem a viagens de luxo no seu tempo pessoal. As viagens bleisure podem aumentar a moral e a produtividade, mas também levantar preocupações sobre o dever de cuidado e a gestão de despesas. É aí que a tecnologia entra para preencher a lacuna. Os empregadores precisam de software moderno de gestão de viagens corporativas que possa suportar viagens bleisure, mantendo a consciência da localização de um empregado durante viagens de negócios, mesmo que essas viagens se estendam para o tempo pessoal. É também prudente aproveitar a visibilidade completa das reservas dentro e fora do canal para monitorizar os gastos excessivos no programa de viagens”. 

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