Agora que estamos a chegar ao fim de 2021, quisemos saber que balanço fazem os profissionais de turismo do ano que agora termina. Saiba o que elegeram como o melhor e o pior de 2021 e os seus desejos para 2022.
O melhor de 2021
“A confirmação que a recuperação dos fluxos turísticos pode ser rápida desde que as medidas sanitárias não bloqueiem a sua recuperação. Termos tido a evidência que as pessoas continuam com vontade para viajar e, apesar da introdução de várias medias de controlo, a procura cresceu assim que existiu possibilidade de se viajar, foi sem dúvida o melhor de 2021” – Pedro Ribeiro, diretor comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection
“O melhor de 2021 foi a recuperação do turismo que se verificou a partir do verão e se manteve até novembro, permitindo a abertura de mercados a que até então estavam fechados e possibilitando que as empresas “respirassem” um pouco, depois de mais de uma ano de paragem quase absoluta” – Miguel Cymbron, diretor de vendas & marketing do grupo VIP Hotels
“Sem qualquer margem para dúvida os clientes. Foram os hóspedes e clientes, globalmente falando e muito em participar no caso dos hotéis em gestão pela Unlock Boutique Hotels, que respeitando as regras e quando lhes foi autorizado, procuraram as unidades hoteleiras e o voltar à “vida normal”. O ambiente que vivemos nos hotéis era de felicidade, de libertação, de tranquilidade e essa é a razão de ser dos nossos hotéis de charme. Nota máxima aos hóspedes com reconhecimento e gratidão. Claro está que o processo de vacinação nacional e internacional que possibilitou as viagens e a abertura de fronteiras foi essencial, tal como, a enorme resiliência demonstrada pelo sector e por aqueles que com as portas abertas nunca deixaram de trabalho, começando pelo staff. O segundo reconhecimento de 2021 vai para com todos aqueles que estiveram na linha da frente dos hotéis e da industria do turismo a trabalhar. Fantástico papel para que a economia e as empresas se mantivessem vivas” – Miguel Velez, CEO & Founder da Unlock Boutique Hotels
O pior de 2021
“A pandemia ainda não ter terminado, as sucessivas vagas e a constante desinformação existente nos mercados. A introdução de medidas de controle nas viagens que em nada contribuem para o controlo da pandemia e são unicamente medidas políticas” – Pedro Ribeiro, diretor comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection
“O pior têm sido as sucessivas vagas de covid que têm restringido a atividade turística e, consequentemente, hoteleira. O inverno passado foi desastroso e o que agora está a começar trás um conjunto de incertezas enormes, com uma nova variante que ameaça a retoma do turismo que, bem ou mal, tem vindo a ser trilhada” – Miguel Cymbron, diretor de vendas & marketing do grupo VIP Hotels
“É melhor olhar para o positivo … e para aquilo que podemos fazer melhor e apoiar melhor. É fundamental continuar a apoiar o sector, em especial nos próximos meses e este apoio deve ser em várias formas. Só com todos a caminhar no mesmo sentido é possível ultrapassar esta crise, todos os stakeholders, do Estado, aos fornecedores, dos bancos aos recursos humanos” – Miguel Velez, CEO & Founder da Unlock Boutique Hotels
Desejos para 2022
“A recuperação dos mercados, dos fluxos turísticos para Portugal e um ano que traga um crescimento constante sem sobressaltos por motivos de saúde pública” – Pedro Ribeiro, diretor comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection
“Que consigamos rapidamente controlar a pandemia, para que a atividade turística e hoteleira possa entrar em normalização e as empresas do sector possam recuperar os níveis de atividade do passado recente. Sem estabilidade, sem confiança no futuro e sem fluxos turísticos, a recuperação será muito difícil” – Miguel Cymbron, diretor de vendas & marketing do grupo VIP Hotels
“Que se possa Unlock o Turismo! Decorrente e para que se possa desbloquear o turismo é preciso incentivar a trabalhar, esse é um grande incentivo, para que se queira trabalhar para quando o sector rearrancar, e vai rearrancar, ser capaz de começar a “digerir” tudo o que passou e planear o futuro” – Miguel Velez, CEO & Founder da Unlock Boutique Hotels