Com o ano a chegar ao fim, é hora de fazer o balanço de 2024. No TNews, quisemos saber a opinião dos profissionais do setor de turismo sobre o que destacam este ano. Quais foram os momentos mais positivos e os maiores desafios enfrentados? Descubra o que os nossos entrevistados elegeram como o melhor e o pior de 2024.
Luís de Sousa, CEO da Mr. Travel – Agência de Viagens
O Melhor de 2024
A nível mundial, penso que a propagação da Inteligência Artificial e das ferramentas a ela associadas (como o ChatGPT, entre outras) teve e terá um enorme impacto no turismo, e que este será, sobretudo, positivo, porque irá permitir adequar cada vez mais a oferta a cada viajante específico. Em Portugal, a decisão (finalmente!) sobre o novo aeroporto de Lisboa.
O Pior do ano de 2024
A nível global, sem dúvida que as guerras foram o grande flagelo deste ano. O impacto maior está na destruição que causam, nas mortes, feridos e aniquilação de sonhos; mas também afetam o turismo, com destinos como Israel, Rússia e Ucrânia a continuarem a não ser opção. Em Portugal, as decisões erradas ou a falta de decisão num país que se quer colocar no leque dos destinos de luxo. Dou dois pequenos exemplos para ilustrar: as limitações à mobilidade na cidade do Porto e o péssimo estado do piso de várias ruas importantes na cidade de Lisboa.