Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

O melhor e pior de 2023

O ano está a acabar e quisemos saber que balanço fazem os profissionais de turismo de 2023. Saiba o que elegeram como o melhor e o pior do ano e os seus desejos para 2024. Com as opiniões de João Pinto Coelho, João Soares, Miguel Andrade e Luís Henriques.

João Pinto Coelho, diretor de vendas do Grupo Onyria

+Melhor

Inovação Tecnológica: A implementação crescente de tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada.

Adaptação Sustentável: A conscientização ambiental impulsionar ainda mais práticas turísticas sustentáveis, focando em iniciativas eco-friendly.

-Pior

O encarecimento do crédito e dos custos operacionais para empresas relacionadas ao turismo.

Do lado da procura, o aumento das taxas de juro desencorajou muitos viajantes a realizar gastos discricionários, afetando o consumo no turismo.

Um desejo para 2024

Final rápido dos conflitos na Ucrânia e entre Israel e Palestina.

João Soares, managing partner do Dom José Beach Hotel

+Melhor 

O ano de 2023 foi, sem dúvida, a consolidação do pós pandemia, quando estávamos à espera de uma recuperação mais lenta, foi um ano surpreendente a todos os níveis: taxas de ocupação, preço médio e outras receitas. Foi, sem dúvida, o melhor ano de sempre para o Algarve.

-Pior

O que correu menos bem no setor do turismo, nomeadamente no Algarve, foram os problemas constantes no SEF do Aeroporto de Faro, a falta de habitação para os colaboradores a preços decentes, bem como a incerteza permanente a nível mundial, agora com duas guerras.

A infraestrutura aeroportuária de Lisboa acaba por manchar a imagem do País.

Um desejo para 2024

Que traga mais estabilidade internacional e que se mantenha a procura por Portugal e nomeadamente para o Algarve.

Também é muito importante tomar medidas concretas sobre o tema da gestão da água.

Miguel Andrade, diretor geral de Operações da PHC Hotels

+Melhor

Aumento do Investimento Internacional: Portugal sobe para 9º lugar a nível Mundial e para 5º na Europa com um total de 58 projetos.

A Hotelaria em Lisboa continua a registar aumento de REvpar +22,5% (2022/2023) – nos 4 estrelas e + 21,4% nos 5 estrelas.  

A Aprovação do projeto de requalificação da Praça do Martim Moniz que devolve à cidade de Lisboa, uma das zonas históricas da cidade. Naturalmente para a PHC Hotels é uma realidade que queremos ver concretizada.

-Pior

A contínua indefinição do novo Aeroporto Internacional de Lisboa.

Um desejo para 2024

Mais do que um desejo, é o um dos principais objetivos de 2024 da PHC Hotels: o início do projeto de requalificação do Hotel Mundial

Luís Henriques, diretor geral da Airmet Portugal

+Melhor

Depois de uma pandemia completamente devastadora para o nosso setor, 2023 confirmou que este é um mercado com grande pujança e que tem uma resiliência acima da média. Para muitos atores este foi o melhor ano turístico de sempre e tanto a nível de incoming como de outgoing faz-nos ter esperança de que o futuro nos reserva anos de crescimento e desenvolvimento da nossa actividade. No final de 2022 havia grande insegurança em relação ao que podia ser 2023 mas a verdade é que o comportamento dos consumidores surpreendeu o mercado!

-Pior

O tema do aeroporto de Lisboa, embora já muito discutido, continua a ser o ponto negativo neste ano. Percebeu-se que com a dissolução da Assembleia da República este tema continuará na indefinição prejudicando o desenvolvimento turístico do país. Seria fundamental para Portugal ter uma infraestrutura que conseguisse responder as necessidades do país e depois de quase 50 anos continuamos a protelar um tema que é fundamental para o nosso setor.

Um desejo para 2024

Que seja um ano de crescimento contínuo e que as duas guerras que existem actualmente terminem aumentando também a estabilidade política mundial. Estes factores externos influenciam, e de que maneira, o desempenho do setor. O que se espera é que haja paz e estabilidade!

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img