A empresa italiana Costa Cruzeiros remodelou a sua oferta e apresenta agora “uma nova forma de viajar em cruzeiro”.
De acordo com a informação divulgada pela companhia, o novo conceito baseia-se “em permitir que os passageiros explorem destinos através de experiências únicas, tanto a bordo como em terra”. Para construir estas experiências, a empresa apostou em três áreas chave – cozinha, excursões e sustentabilidade – com uma nova identidade visual para as comunicar, em consonância com os princípios do seu “Manifesto pelo turismo de valor, sustentável e inclusivo”, o decálogo que inclui o compromisso da empresa de crescer em conjunto com as comunidades locais.
“Agora que os nossos navios voltaram a navegar, decidimos renovar totalmente a nossa gama. As inovações são tão significativas que podemos falar de uma forma totalmente nova de viajar com a Costa Cruzeiros. Queremos que todos os que viajam connosco tenham experiências únicas e enriquecedoras, descobrindo destinos de forma mais autêntica, perspicaz e sustentável possível”, comentou Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros. “Há mais de 70 anos que a Costa é sinónimo de viagens de cruzeiros. Neste momento tão importante para a recuperação do turismo, quisemos reescrever o futuro dos cruzeiros de uma forma mais responsável e atenta às pessoas e ao planeta, com o objetivo de redirecionar o setor para o crescimento constante que tinha antes de 2020”.
Começando pela gastronomia, a Costa Cruzeiros conta com a experiência de três dos melhores chefs do mundo: Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León. “Para os passageiros desfrutarem ao máximo da sua experiência gastronómica, permitindo-lhes descobrir os destinos a bordo antes mesmo de lá chegarem, a Costa Cruzeiros criou duas novidades importantes: o restaurante Archipiélago e os Pratos de Destino”, explica a empresa.
Os Pratos de Destino são receitas individuais elaboradas pelos três chefs, que interpretam as tradições e sabores locais que os passageiros irão visitar no dia seguinte. Estão disponíveis nos principais restaurantes de todos os navios da Costa, incluídos no preço do cruzeiro.
O novo restaurante Archipiélago, disponível no Costa Smeralda e, brevemente, noutros navios da frota, oferece aos passageiros uma experiência gastronómica única, com três menus à escolha, um de cada chef. Os menus incluem 5 pratos requintados criados para explorar cada parte do percurso marítimo através da gastronomia. Tanto o conceito como o design do restaurante são igualmente inovadores. O restaurante dispõe de mesas “ilha” para uma experiência mais intimista, rodeadas por uma escultura de cobre que contém peças únicas de madeira flutuante e instalações produzidas com madeira recuperada da Costa, dando uma ênfase especial à sustentabilidade.
No que diz respeito às excursões, a empresa repensou toda a sua gama para que os passageiros possam explorar locais escondidos e pouco visitados. “Os itinerários também foram redesenhados para acomodar escalas em portos mais longos, dando aos passageiros dias inteiros para explorar os seus destinos sem pressa e aproveitar ao máximo todo o cruzeiro”, refere a Costa Cruzeiros.
Este novo conceito é também acompanhado de uma nova identidade visual: “A maior inovação está no logotipo da empresa, especialmente no seu elemento mais reconhecível: o icónico “C”, que acompanha a Costa nos mares do mundo há mais de 70 anos. O novo “C” reúne dois motivos distintos num abraço sinuoso e envolvente: o terreno, que se vê a amarelo na parte inferior do logotipo, e o mar, a azul na parte superior, unidos na mesma experiência devido aos cruzeiros com a Costa”.
As últimas inovações da Costa estão agora disponíveis nos navios que se encontram atualmente em funcionamento: Costa Smeralda, o navio movido a GNL (gás natural liquefeito) pioneiro em inovação sustentável; Costa Firenze, que oferece cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo Ocidental; Costa Luminosa e Costa Deliziosa, com cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo oriental; e o Costa Diadema, que realiza cruzeiros de 10 dias por Espanha e Portugal. As inovações serão alargadas a outros navios que retornarão gradualmente as suas operações, incluindo o novo navio Costa Toscana, o segundo navio movido a GNL da frota, que entrará em serviço a partir de março de 2022, informa a empresa.