Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

SIGA-NOS:

Óbidos e Santa Cruz da Graciosa entre as melhores vilas do mundo para a OMT

-PUB-spot_img

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou recentemente os vencedores dos Best Tourism Villages 2024, uma lista que reconhece 55 aldeias e vilas de todo o mundo que estão a moldar o futuro do turismo sustentável. Entre os eleitos, figuram dois destinos portuguesasÓbidos e Santa Cruz da Graciosa, que foram incluídas nesta seleção pela sua contribuição ao desenvolvimento sustentável e preservação do património.

Esta iniciativa tem como objetivo destacar os destinos rurais que não só preservam os seus recursos naturais e culturais, mas também promovem o desenvolvimento económico e social sustentável. As aldeias foram avaliadas em áreas como sustentabilidade ambiental, desenvolvimento económico, governança e preservação da cultura local.

A vila medieval de Óbidos, famosa pelo seu castelo e muralhas históricas, e Santa Cruz da Graciosa, uma das encantadoras vilas da ilha açoriana, juntam-se a outras aldeias e vilas de como Caviahue-Copahue na Argentina e o Tra Que Vegetable Village no Vietname, como um exemplo de destino turístico rural que promove a sustentabilidade e o bem-estar das suas comunidades.

Em 2024, as 55 aldeias selecionadas foram escolhidas entre mais de 260 candidaturas provenientes de mais de 60 países membros da OMT.

“O turismo é uma ferramenta vital para a inclusão, capacitando as comunidades rurais para proteger e valorizar o seu rico património cultural, ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento sustentável”, afirmou o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “A iniciativa Best Tourism Villages não só reconhece as realizações notáveis destas aldeias, como também destaca o poder transformador do turismo. Ao tirar partido dos seus ativos únicos, estas comunidades podem fomentar o crescimento económico, promover as tradições locais e melhorar a qualidade de vida dos seus residentes. Celebramos as aldeias que adoptaram o turismo como um caminho para a capacitação e o bem-estar da comunidade, demonstrando que as práticas sustentáveis podem conduzir a um futuro melhor para todos.”

A lista dos Best Tourism Villages visa não apenas premiar as aldeias que já têm um impacto positivo, mas também inspirar outras comunidades a seguir o mesmo caminho de desenvolvimento sustentável. O programa também inclui um Upgrade Programme, no qual outras aldeias que estão a dar passos importantes para se tornarem mais sustentáveis podem receber apoio para alcançar a certificação.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img