Numa análise abrangente da marca Portugal, a Consultora OnStrategy divulgou os resultados de um estudo de Força e Reputação realizado no primeiro semestre de 2023. Os resultados revelam que, numa escala de 100 pontos, a marca Portugal alcançou uma avaliação moderada de 62,5 pontos junto do público interno, sofrendo uma ligeira diminuição de -0,2 pontos em relação a 2022 e -0,8 pontos em relação a 2021. No entanto, junto do público externo, a marca Portugal apresentou uma avaliação moderada de 60,1 pontos, mostrando uma evolução positiva em relação aos anos anteriores, com um aumento de +2,2 pontos em relação a 2022 e +3,1 pontos em relação a 2021.
O estudo foi realizado durante o primeiro semestre de 2023 e envolveu a recolha de opiniões do público interno e externo de Portugal, abrangendo 25 países. Os participantes incluíram cidadãos comuns, estudantes, profissionais, empresários, investidores, emigrantes e turistas.
De um modo geral, os resultados destacam diferenças significativas entre a perspectiva interna e externa da marca Portugal. No âmbito do público interno, os stakeholders que registam uma tendência de crescimento positivo são os Profissionais (+0,5 pontos), os Investidores (+0,4 pontos) e os Emigrantes (+0,3 pontos), sendo os Profissionais aqueles que melhor avaliam o país (64,1 pontos). Os atributos melhor avaliados internamente – excluindo a Notoriedade e Familiaridade, que obtiveram 100 pontos – foram os Valores, Cultura, Tradições (86,5 pontos) e Beleza (86,2 pontos).
Também no que respeita à avaliação dos atributos definidos, é de realçar o crescimento positivo na Relevância Internacional (+3,7 pontos), Exposição e Comunicação Internacional (+2,5 pontos), Educação e Tecnologia (+0,8 pontos), Beleza (+0,7 pontos), Inovação e Diferenciação (+0,6 pontos) e Confiança (+0,4 pontos). Todos estes atributos registam ainda avaliações moderadas ou mesmo vulneráveis, com exceção do que se refere à beleza do país.
Os stakeholders Emigrantes e Cidadãos são os mais críticos em relação ao país registando as avaliações mais baixas (60,8 pontos e 61,3 pontos respetivamente), e no que respeita à evolução anual são os Estudantes e os Cidadãos que mostram uma tendência negativa aos anos anteriores 2022 e 2021. Em relação aos atributos avaliados, os que registam avaliações mais baixas são Ambiente Político (42,5 pontos), Relevância Internacional (45,2 pontos), Governo e Ética (45,8 pontos), Liderança e Visão (48,0 pontos) e Ambiente Económico (51,9 pontos), Segurança e Apoio na Saúde (53,8 pontos) e Exposição e Comunicação Internacional (55,2 pontos).
Quanto à evolução da avaliação dos atributos definidos, salienta-se a tendência de queda no Ambiente Político (-4,0 pontos), Ambiente Económico (-2,0 pontos), Liderança e Visão (-1,2 pontos), Admiração (-1,2 pontos), Segurança e Apoio na Saúde (-1,0 pontos), Governo e Ética (-0,7 pontos), Estilo de Vida e Ambiente Social (-0,7 pontos) e Qualidade de Produtos e Serviços (-0,6 pontos).
Público Externo
Por outro lado, o público externo, incluindo profissionais e turistas, registou uma avaliação moderada da marca Portugal. Todos os stakeholders registam um crescimento na avaliação que fazem sobre o país: Profissionais (+3,1 pontos), Investidores (+2,3 pontos), Turistas (+2,2 pontos), Estudantes (+2,1 pontos) e Cidadãos (+1,5 pontos). Contudo, apenas os Turistas e os Profissionais ultrapassam a barreira da vulnerabilidade avaliando o país com uma classificação moderada (64,0 pontos e 60,0 pontos respetivamente).
A Beleza (81,3 pontos), Valores, Cultura e Tradições (77,2 pontos) e Estilo de Vida e Ambiente Social (75,9 pontos) e Notoriedade e Familiaridade (65,6 pontos) foram os atributos mais bem avaliados. Houve uma melhoria em todos os atributos avaliados em comparação aos anos anteriores, destacando-se o crescimento no Ambiente Político (+4,3 pontos), Liderança e Visão (+3,7 pontos), Ambiente Económico (+3,3 pontos) e Educação e Tecnologia (+3,0 pontos).
No entanto, alguns grupos de stakeholders, como os cidadãos, estudantes e investidores, ainda mantêm uma avaliação vulnerável da marca Portugal, atribuindo-lhe pontuações abaixo de 60 pontos. Além disso, os atributos com as avaliações mais baixas entre o público externo incluem Relevância Internacional (39,3 pontos), Exposição e Comunicação Internacional (41,9 pontos) e Inovação e Diferenciação (49,8 pontos).







