O roadshow “Os Especialistas”, que junta fornecedores e agentes de viagens, terminou a sua 19.ª edição na capital, com um balanço “muito acima das expectativas”. De 24 a 28 de fevereiro, o evento passou por cinco cidades: Porto, Braga, Coimbra, Tomar e Lisboa.
À margem do evento, Artur Sousa, diretor do GSA ATR, que organiza o roadshow “Os Especialistas” em conjunto com o operador turístico Image Tours, disse à imprensa que o feedback desta edição “tem sido estupendo”.
À exceção de Tomar, que é “uma cidade mais pequena”, o evento registou “overbooking” no Porto, Braga e Coimbra. Contando com o número que está projetado para Lisboa, a organização estima “seguramente perto das mil pessoas” que participaram no evento.
Miguel Jesus, diretor geral da Image Tours, indicou que o interesse das agências de viagens este ano é “bastante grande”, nomeadamente fora das grandes cidades. “Quando vamos a cidades mais pequenas, as pessoas sentem-se agradecidas porque têm que ir sempre a Lisboa, ou a Coimbra, ou ao Porto”, acrescentou.
“Tentamos sempre colocar uma cidade mais fora da rota. Inicialmente era sempre Lisboa, Porto e Coimbra e, neste momento, Braga já é obrigatório, porque é uma cidade brutal em termos de participação”, indicou o diretor geral da Image Tours. A isto Artur Sousa acrescentou que a organização visa “tentar inovar em locais que tenham poucos eventos ou nenhum evento”.
O diretor da ATR garantiu que “o nosso conceito não mudou e não vai mudar”. Os Especialistas opta por limitar o número de participantes, uma vez que “conseguimos fomentar mais a venda com 50 [agências de viagens] porque há mais tempo”. O responsável adiantou que “há uma lista de espera muito considerável de empresas que querem participar no nosso roadshow, mas não faz parte do nosso conceito”.
“É lógico que os números das inscrições e das pessoas que nos vêm visitar dizem muito, mas dizem mais ainda os comentários que fazem sobre o interesse em estar no nosso evento, porque sentem que é um local onde vêm realmente trabalhar; não é um local apenas para ir jantar e ver se têm sorte no sorteio”, comentou Miguel Jesus sobre esta questão. “Vêm realmente com interesse pelo facto de não sermos muitos e os agentes saberem que há tempo para poderem resolver uma questão que tenham com uma das empresas participantes”.
O responsável da ATR sublinhou que “quer os parceiros habituais, quer os novos parceiros que entraram estão super satisfeitos”. Este ano, saíram duas empresas, a Turangra e a Across, e entraram quatro: a Iberia, o Turismo de Macau, o Turismo de Marrocos e a Euromar.
Nesta edição d’Os Especialistas, Artur Sousa destacou um momento especial: “tivemos o Pedro Costa Ferreira connosco em Tomar. Não é que a APAVT não costume estar presente no nosso evento, mas de uma forma mais oficial quis fazer-nos esta surpresa de aparecer em Tomar”.
A organização revelou ainda uma novidade para este ano. “Os Especialistas voltam a estar com stand na BTL, também em função da nova organização com a saída do espaço da APAVT. Somos seis [empresas] que vão estar sob a marca d’Os Especialistas”, disse Miguel Jesus.
Entre as empresas que participaram este ano no evento ano estão: Amadeus, ATR, Euromar, Iberia, Intermundial, Image Tours, Magnet, Melair Cruzeiros, Optigest, Soltour, Turismo da África do Sul, Turismo da Tailândia, Turismo de Dubai, Turismo de Macau, Turismo de Marrocos, Vale do Ave Tour Operador e W2M-Next.