“Os valores e a cultura de uma Empresa não são transmitidos só quando os colaboradores iniciam um percurso na organização, mas a partir do processo de recrutamento que não é apenas sobre encontrar o profissional certo”
A Falta de Resposta dos Recursos Humanos: Uma Questão de Respeito e Ética no Processo de Recrutamento!
Diariamente, candidatos dedicam horas à procura de emprego, à personalização de currículos e cartas de apresentação, e à submissão de candidaturas a empresas que, muitas vezes, representam uma oportunidade de crescimento. No entanto, há uma situação que muitas vezes se tornou comum e que gera frustração e indignação: a ausência de resposta por parte dos departamentos de Recursos Humanos (RH).
Para quem está à procura de emprego, enviar uma candidatura é um processo que exige empenho. Não se trata apenas de anexar um currículo; é um trabalho que inclui:
- Adaptação de documentos: currículos são ajustados para destacar as competências mais relevantes para cada vaga, e cartas de apresentação são escritas de forma personalizada.
- Preenchimento de formulários: muitos processos de candidatura requerem que o candidato insira manualmente informações que já estão no currículo, um processo moroso e, por vezes, frustrante.
O Silêncio como resposta!
A ausência de qualquer feedback, mesmo que seja um “NÃO”, normalmente é interpretado como uma falta de consideração. Quando um candidato dedica o seu tempo, o mínimo que a empresa pode fazer é reconhecer esse esforço, nem que seja de forma automática.
A falta de retorno pode:
- Gerar Frustração: O candidato sente que o seu trabalho foi ignorado.
- Afetar a Reputação da Empresa: Empresas que não respeitam os candidatos podem ser mal vistas no mercado.
- Desmotivar Profissionais Qualificados: Bons profissionais podem desistir de tentar em empresas que não respeitam processos básicos.
A ausência de resposta por parte dos RH pode e deve ser alterada da seguinte forma:
- Implementação de sistemas automatizados;
- Rever a cultura organizacional e preocupação com o impacto da experiência do candidato.
A Importância do Feedback!
O feedback é uma parte essencial de qualquer processo seletivo. Mesmo uma resposta negativa pode ser útil, pois:
- Ajuda o candidato a saber onde está no processo;
- Permite que ele direcione seus esforços para outras oportunidades;
- Demonstra que a empresa valoriza a comunicação e o respeito.
Empresas que fornecem feedback, mesmo que seja genérico, destacam-se pela transparência e mostram que respeitam os candidatos como pessoas, e não apenas como números.
Uma Chamada à Mudança!
Os valores e a cultura de uma Empresa não são transmitidos só quando os colaboradores iniciam um percurso na organização, mas a partir do processo de recrutamento que não é apenas sobre encontrar o profissional certo; é também uma oportunidade para as empresas mostrarem ao mercado como valorizam as pessoas. Ignorar os candidatos não é apenas uma falha operacional, que inevitavelmente, impacta a cultura organizacional e a marca empregadora.
Obs: Este artigo foi realizado sem qualquer auxílio da IA.
Por Paulo Ferreira
Diretor geral do The Leaf Boutique Hotel