Segunda-feira, Maio 12, 2025
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Os três pontos cruciais para melhorar o seu posicionamento digital no setor do turismo

A comunicação digital não é uma ciência exata. Existem pequenos pormenores que, quando tidos em atenção ao longo da nossa comunicação digital, facilitam o sucesso da mesma. Um estudo recente do World Travel & Tourism Council (WTTC) confirma que 8 em cada 10 consumidores consideram importante destinos turísticos que comuniquem regularmente e de forma transparente.

Nunca a comunicação digital foi tão importante como nos dias que correm. Todos os dias, segundo dados da plataforma Statista, são realizadas milhões de pesquisas nas plataformas digitais, existindo mais de 4.88 mil milhões de utilizadores de internet. Desses, 3.6 mil milhões são utilizadores de redes sociais.

Todos os dias os consumidores procuram informação na internet. Este número tem vindo a aumentar todos os anos, duplicou em 2020 face a 2019. “Neste contexto, comunicar será o grande trunfo dos destinos que quiserem sair na frente da corrida no momento da retoma das atividades turísticas. Esta é uma oportunidade para se ajustarem as estratégias de marketing turístico e de comunicação digital, adaptando-as às novas necessidades e desejos do mercado.” (IPDT, 2020)

1. Comunicação transparente e atualizada


O setor do turismo foi sem sombra de dúvidas um dos que mais sofreu, se não mesmo o que mais sofreu, com a pandemia de COVID-19. Ao longo deste percurso, que ainda hoje estamos a delinear, muitas foram as medidas de controlo da pandemia decretadas pelos governos para os diversos setores.

Muitas dessas medidas impactam diretamente a atividade das empresas e dos seus consumidores. O setor do turismo não é diferente. No entanto, ainda hoje em dia vemos nas mais diversas plataformas de reservas, destinos turísticos que não atualizaram as suas informações sobre as medidas adotadas face à pandemia de COVID-19.

Cada vez mais os consumidores estão atentos à comunicação das marcas. Por isso mesmo é muito importante manter uma comunicação transparente e atualizada, nas diversas plataformas na qual a nossa marca está presente. Sejam elas website, plataformas de reserva, google, blogs ou redes sociais. Esta transparência de informação não é apenas importante para a informação relacionada com a COVID-19 mas sim com toda a possível alteração que possa impactar os nossos consumidores.


2. Presença omnicanal

Hoje em dia estar presente é deveras importante. Porém para estar presente é necessário
compreender onde está o nosso público. Descobrir onde está o nosso público pode ser um processo demorado, no entanto, saber onde, com quem e como queremos comunicar é meio caminho andado para o sucesso. O acesso às plataformas digitais está ao alcance de todos os players no mercado, pelo que ao não disputar a presença das plataformas onde o nosso público se encontra, é perder capacidade de angariar novos consumidores e quota de mercado para os nossos concorrentes.

Estar em todo o lado, como quem costuma dizer, disparar em todas as direções, nem sempre é a melhor estratégia para atingir o público que desejamos. É importante estar presente nas plataformas onde o nosso público está presente.


3. Adaptar a comunicação

Já lá vai o tempo em que a comunicação era transversal às plataformas. Os consumidores que pesquisam pela plataforma Booking não são os mesmos que pesquisam na plataforma Google e outras mais. Por essa mesma razão a forma como comunicamos nas plataformas também deve ser diferente.

Por exemplo, o Instagram é mobile friendly e 99% das pessoas usam a plataforma em dispositivos mobile enquanto a plataforma Booking apesar de maioritariamente ter pesquisas em mobile, tem também uma boa percentagem de pesquisas em computador. O mesmo funciona por exemplo para o nosso website. Este deve estar otimizado para os demais dispositivos.

Por Bruno Soares

Licenciado em Marketing Publicidade e Relações-Públicas, Mestre em Ciências da Comunicação. Cofundador da Agência Digital Natives. Host no podcast “Native Talks”

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