O governo dos Países Baixos reservou 3,5 milhões de testes COVID-19 para disponibilizar gratuitamente a todos os turistas que chegarem ao país durante os meses de julho e agosto, conforme anunciado pelo ministro da saúde holandês, Hugo de Jonge.
O ministro acrescentou que tanto os testes de PCR como os testes rápidos de antigénios serão aplicados a todos os visitantes que não estejam totalmente vacinados, mas que pretendam viajar no verão, em linha com a recomendação da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu de que a população tenha acesso aos testes grátis.
O ministro explicou que os turistas poderão usufruir do teste gratuito ao solicitarem uma indemnização pelo mesmo à agência de viagens ou reservando o teste através de uma empresa contratada pelo governo, segundo as informações do portal SchengenVisaInfo.com. O resultado do teste pode ser apresentado às autoridades competentes em formato digital ou papel.
O governo prevê que serão necessários, no máximo, 3,5 milhões de exames nos meses de julho e agosto. Após estas estatísticas, a ministra dos Países Baixos das Infraestruturas, Cora van Nieuwenhuizen, estimou um orçamento de cerca de 250 milhões de euros para este plano.
Para facilitar a verificação do estado de vacinação e testes dos viajantes, as autoridades holandesas implementaram o Certificado Digital UE no aplicativo CoronaCheck, que inclui todas as informações necessárias sobre o titular.