Os países do Golfo preparam-se para lançar um novo visto único que permitirá aos turistas viajar entre as regiões com apenas uma autorização. O Visto GCC Grand Tours foi aprovado em 2023 e será posto em prática no final deste ano ou início do próximo, segundo noticiou a Euronews Travel.
Isto significa que os viajantes poderão visitar Barém, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos com uma única autorização, com o objetivo de simplificar as viagens na região.
Atualmente, os viajantes são “obrigados” a solicitar vistos separados para cada país e, com o novo sistema, os cidadãos não residentes do Conselho de Cooperação do Golfo poderão pedir um visto para os seis países.
O visto unificado é apenas para turismo e engloba estadias de curta duração ou visitas a familiares e amigos, não estando disponível a pessoas que procuram emprego ou estadias de longa duração. Ainda sem certezas, espera-se que o visto tenha validade de 30 a 90 dias.
Assim que for lançado, os viajantes terão acesso ao visto através de um portal online totalmente dedicado. Ao pedir, os requerentes deverão fornecer informações pessoais e detalhes da sua viagem, incluindo o objetivo da visita, datas da viagem e itinerário pretendido, como detalhes de transporte entre países.
Além disso, terão de anexar vários documentos, nomeadamente uma cópia de um passaporte válido, uma fotografia de pequena dimensão, comprovativo de alojamento, seguro de viagem, entre outros.






