A companhia aérea estatal Pakistan International Airlines (PIA) anunciou a retoma das operações de voo para a Europa em janeiro de 2025. O anúncio surge na sequência da levantada da proibição imposta pela União Europeia, em 2020, por questões de segurança.
“A PIA retoma os voos para a Europa. O primeiro voo da PIA partirá de Islamabad com destino a Paris em 10 de janeiro de 2025”, disse o porta-voz da PIA, Abdullah Hafeez, em comunicado, citado pela Lusa. Numa fase inicial, os voos para Paris terão dois voos semanais, às sextas-feiras e aos domingos.
A autorização de operação por parte da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) foi suspensa devido a uma polémica relacionada com a validade das licenças dos pilotos, precedida por um acidente de avião da PIA em que morreram 97 pessoas.
A PIA tem procedido à implementação de reformas para estar em conformidade com os padrões internacionais de segurança e, em novembro, a proibição foi levantada.
Anteriormente, a PIA operava para a Dinamarca, França, Itália ou Espanha, nomeadamente para Barcelona, onde vive uma grande comunidade paquistanesa.