O setor hoteleiro antecipa “uma Páscoa com boas expectativas”, esperando registar uma taxa de ocupação de 73% e um preço médio de 161 euros, de acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
O mais recente inquérito da AHP, intitulado “Balanço Carnaval & Perspetivas Páscoa 2025”, aponta para “uma Páscoa com boas expectativas, tanto durante as férias escolares, 07 a 21 de abril, como no fim de semana, de 18 a 21 de abril”, indica a associação em comunicado.
“A taxa de ocupação nacional prevista, para as férias escolares neste período, ronda os 73%”, enquanto “o preço médio nacional (ARR) poderá fixar-se, de acordo com as reservas pendentes até 13/abril, data de fecho do inquérito, nos 152 euros”, antecipa a AHP, que recolheu dados junto de 307 empreendimentos turísticos associados.
Para o fim de semana da Páscoa, as previsões mostram igualmente uma ocupação média de 73%, sendo que “as reservas `on the books` estavam, na data referida, nos 64%” e o ARR nos 161 euros, “nove euros superior ao ARR previsto para o período das férias”.
A nível regional, a Madeira destaca-se como o destino mais procurado, atingindo uma 83% de taxa de ocupação prevista e um ARR “on the books” de 152 euros. Em destaque estão também a Grande Lisboa, com 78% de ocupação prevista e o preço médio mais elevado do país (210 euros), bem como o Algarve, com 72% de reservas e um ARR de 138 euros.
Já o Norte (71%) e Açores (70%) “apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados”. Quanto ao Centro (56%) e ao Alentejo (61%), “apesar de registarem crescimentos em reservas” apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional, sendo que no caso do Alentejo é “compensado com valores mais elevados no ARR previsto”.
No período das férias escolares, o mercado nacional “continua a integrar o top 3 dos mercados emissores, apontado por 77% dos inquiridos, tal como o Reino Unido, para 51%, e os EUA, apontado por 44%”.
O mercado norte-americano destaca-se em algumas regiões, referido por 69% dos inquiridos em Lisboa, tal como o mercado britânico, indicado por 98% dos inquiridos do Algarve e 91% da Madeira.
“Já quanto ao fim de semana da Páscoa, mantém-se Portugal com a mesma percentagem de respondentes, subindo Espanha, mencionada por 47%”, praticamente igual ao Reino Unido. Os EUA e a Alemanha continuam “como mercados internacionais relevantes, com presença significativa em várias regiões do país”.
Os principais canais de reserva continuam a ser o Booking (95%), seguido pelos websites próprios dos hotéis (90%) e pela Expedia (38%).