Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
Sexta-feira, Janeiro 24, 2025

SIGA-NOS:

“Passa a Palavra” | Por Eduardo Cabrita, diretor da MSC Cruzeiros

-PUB-spot_img

“Passa a Palavra” é uma iniciativa da Universidade Europeia que comemora os 60 anos da área de Turismo e Hospitalidade. O objetivo é partilhar testemunhos inspiradores de profissionais que atuam no setor do turismo e hotelaria. O TNews junta-se a este movimento, destacando a importância das pessoas, e publicará quinzenalmente um desses testemunhos.

Eduardo Cabrita é atualmente diretor-Geral na MSC Cruzeiros. Comemora em 2025, 20 anos de carreira no turismo, sempre no setor dos cruzeiros.
 
Do que mais gosta no seu trabalho?
Do mar! Adoro essa sensação! Cresci junto do mar, do sol, da areia! Sempre trabalhei em empresas relacionadas com o mar, mesmo antes do turismo. E pessoalmente continuo muito perto. A dinâmica, as pessoas, as férias, os oceanos, os navios… ou seja, não é terra… é o mar. É algo muito gratificante como pessoa e profissional.
 
Que conselho daria aos jovens que desejam trabalhar nesta área?
Trabalhar a bordo nos navios de cruzeiro pode ser uma experiência incrível e gratificante. Ver o mundo, conhecer novas pessoas e fazer uma carreira de sucesso. No entanto, é importante estar preparado para o trabalho árduo e os longos períodos longe de casa.
Várias dicas para jovens que desejam trabalhar no setor de cruzeiros:

Pesquisa:
a. Saber quais os tipos de empregos disponíveis: Existem muitos tipos diferentes de empregos em cruzeiros, desde o atendimento ao cliente, ao entretenimento até funções na cozinha e manutenção do navio a nível de hotel e navegação. Pesquise e encontre um emprego que corresponda aos seus interesses e competências.
b. Escolha uma companhia de cruzeiros: Cada companhia de cruzeiros tem sua própria cultura e ambiente de trabalho. Pesquise diferentes companhias para encontrar a melhor solução para si.
c. Verifique os requisitos: Certifique-se de atender a todos os requisitos de idade, educação e experiência para a posição que deseja.
Qualifique-se:
a. Obtenha as certificações necessárias: Muitas vagas em cruzeiros exigem que obtenha determinadas certificações, como o STCW ou curso em primeiros socorros.
b. Aprenda um ou mais línguas: falar mais de uma língua aumenta as possibilidades de conseguir um emprego e progredir na carreira.
c. Desenvolva suas competências interpessoais: Trabalhar em um cruzeiro exige excelentes competências interpessoais. Precisará interagir com hóspedes e colegas de trabalho de todo o mundo.
Candidate-se a empregos:
a. Crie um CV e carta de apresentação atraentes: Destaque suas competências e experiência que sejam relevantes para a posição que deseja.
b. Participe de feiras de emprego: As companhias de cruzeiros costumam participar de feiras de emprego, onde pode conhecer recrutadores e saber mais sobre oportunidades de emprego.
c. Candidate-se online: é simplesmente procurar uma lista de companhias de cruzeiro, entrar no website de cada uma (HR) e candidatar-se.
Esteja preparado:
a. Esteja preparado para trabalhar mais horas: a maioria dos funcionários de cruzeiros trabalha mais horas, sete dias por semana.
b. Esteja preparado para ficar longe de casa por longos períodos: os contratos de cruzeiro geralmente duram entre 6, 9 meses a um ano.
c. Esteja preparado para adaptar-se a um novo ambiente: viverá e trabalhará num espaço confinado com outras pessoas de todo o mundo.
Resumindo, trabalhar a bordo de um cruzeiro é uma ótima forma de ver o mundo, conhecer novas pessoas e fazer uma carreira de sucesso. Se estiver preparado para o trabalho dinâmico e longos períodos longe de casa, poderá ter uma experiência muito gratificante.
 
Pode partilhar uma frase que o inspire?
“O mar não tem dono. Ele pertence a quem o ama”, de Jacques Cousteau.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img