Segunda-feira, Maio 12, 2025
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Passolution quer conquistar as agências de viagens portuguesas

Dennis Zimon e Daniel Henninger fundaram a Passolution, em 2017, com uma ideia simples: criar uma solução técnica que lista todos os regulamentos de entrada para todos os países disponível para as empresas de turismo.

Na altura, a ideia surgiu para dar resposta à nova diretiva das viagens organizadas da União Europeia, que entrou em vigor em 2018, e ajudar os operadores turísticos e as agências de viagens na implementação das informações pré-contratuais que se tornaram obrigatórias. Isto, bem antes da pandemia trazer um emaranhado de restrições de viagens com que os profissionais de turismo têm de lidar todos os dias. Por essa razão, Dennis faz questão de sublinhar que não são “uma empresa coronavírus” na entrevista dada ao TNews.

Dennis Zimon participou no último congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), em Aveiro, onde teve oportunidade de dar a conhecer a Passolution aos operadores turísticos e às agências de viagens portuguesas. Do encontro saiu um acordo que dá acesso aos associados da APAVT a seis meses de utilização da plataforma gratuitamente.

“O mais importante é estabelecer contactos, fazer network e receber o feedback das pessoas sobre o nosso serviço. O congresso da APAVT foi um bom primeiro passo para estabelecer contacto com o mercado português. O que fizemos foi um acordo especial com os associados da APAVT que podem usar o nosso serviço por seis meses gratuitamente e, assim, terem as primeiras impressões sobre o que estamos a fazer. Foi ótimo porque muitas empresas quiseram experimentar. Cerca de 100 associados escreveram-nos para usarem o nosso serviço”, refere Dennis Zimon.

Mas afinal, que serviço é este? Trata-se de um banco de dados central para vistos, passaportes e informações de saúde, bem como informações Covid-19 e requisitos de entrada em mais de 198 destinos de viagem.

Em 2019, a empresa iniciou a sua expansão internacional, traduzindo os dados para 9 línguas diferentes. Neste momento, além da Alemanha, Suíça, e Áustria, está a trabalhar com diferentes parceiros nos Países Baixos, Bélgica, Reino Unido e África Sul. Mas também, em Espanha, Itália e, mais recentemente, Portugal.

Através da versão web da Passolution, o agente de viagens ou operador turístico tem a possibilidade de gerar um link que contém os regulamentos para a nacionalidade solicitada e destino – e sob o qual os dados são atualizados automaticamente. Em seguida, o agente de viagens pode fornecer este link aos seus clientes.

Além de informação sobre vistos e passaportes, a Passolution adicionou dados sobre os requisitos de viagem relacionados à covid-19. Através da plataforma é possível saber se existe uma proibição geral de entrada, se existem restrições para determinados viajantes ou se existem medidas de quarentena em vigor em determinado país, entre outras medidas.

“Temos um grande network com Embaixadas, Consulados em diferentes países, por essa razão continuamos a manter atualizada a nossa informação. Neste momento, podemos garantir mais de 99,9% de informação atualizada”, refere Zimon.

Só no mês de janeiro, a Passolution processou 1,2 milhões de dados na sua plataforma. “É um sinal positivo que a indústria está a ir na direção certa. Porque se há muitos pedidos no nosso site significa que estão a ser vendidas muitas viagens”, conclui.

Dennis Zimon reconhece que a pandemia teve algum impacto no negócio, mas não em todos os países: “Na Alemanha, houve apoios às empresas, mas não aconteceu noutros mercados, como é o caso da África do Sul, aí houve uma retração do investimento, e foi difícil fechar contratos, apesar de reconhecerem a utilidade do serviço. Por outro lado, o valor do que nós estamos a fazer pode aumentar no futuro. As pessoas que agora querem viajar precisam de ter mais informação do que antes da pandemia. Era muito fácil viajar dentro da Europa, antes, agora, se um passageiro viaja da Alemanha para Áustria tem de estar informado sobre as regras de entrada no país. Talvez no futuro terá um efeito positivo no nosso serviço”, defende.

Quanto às expetativas para o mercado português, Dennis Zimon afirma que “seria ótimo ter mais atenção do mercado português e mais empresas a trabalharem com o nosso serviço”

Na Alemanha, seis mil agências de viagens e 300 operadores usam o serviço da Passolution.

O modelo de negócio têm duas modalidades para as agências de viagens:

Versão padrão: 9,90€ / mês + taxa de instalação 39,90€ (taxa única)
Versão Premium: 14,90 €/mês + taxa de instalação 39,90€ (taxa única)

Para operadores turísticos, os preços são calculados individualmente.

Todos os leitores da TNEWS podem experimentar o serviço gratuitamente por três meses. Para isso, devem enviar um e-mail para info@passolution.eu, e informar que estão interessados num teste gratuito. A oferta é válida para pedidos enviados durante este mês de fevereiro.

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