O Peso Village, um alojamento rural inserido na Quinta do Peso, em Amarante, acaba de instalar cerca de 200 painéis fotovoltaicos, com o objetivo de “atingir uma percentagem de autonomia energética média de 60%”. Fruto de um investimento de quase 60.000€, esta nova aposta surge de uma parceria com a Enernorte – Energias Lda.
Além deste projeto, o Peso Village tem investido na eficiência energética ao centralizar os sistemas de produção de calor para águas quentes sanitárias e aquecimento. Trata-se de um sistema centralizado com “várias fontes de calor renováveis” das quais se destacam a energia solar térmica e a bomba de calor de aquecimento.
Com este sistema de produção de energia renovável, Nuno Teixeira, responsável pela Enernorte – Energias Lda, assegura que todos os investimentos em equipamentos que consomem energia são “pensados para o elétrico de forma a tornar o turismo mais sustentável ambientalmente e economicamente”.
“Todas as águas quentes sanitárias, sistema de aquecimento central por intermédia de radiadores, piscina aquecida e jacuzzi são fornecidas pelas fontes mencionadas tendo como emergência uma caldeira a gasóleo”, informa o responsável.
Futuramente, Miguel Moreira, proprietário e responsável pelo Peso Village, garante que está prevista a “instalação de um sistema centralizado idêntico ao existente para o conjunto das novas habitações em construção”.
Relativamente ao alojamento, ao todo são oito unidades de alojamento de luxo, divididas entre quatro suites (Tílias, Carvalho, Alvarinho e Oliveira) e quatro casas (Casa do Beiral, Casa da Joaquina, Casa do Ripado e Casa do Limoeiro). Todas as unidades incluem ar condicionado, televisão de ecrã plano e casa de banho privativa com chuveiro e roupões de banho, bem como uma área de estar e de refeições.
O alojamento é complementado com vistas sobre a natureza, piscina e jacuzzi exterior, piscina climatizada interior, trilhos pedestres, adega e vinhas.