A PHC Hotels – Portuguese Hospitality Collection está a dar um importante passo rumo a um futuro mais sólido e sustentável ao implementar o seu próprio Departamento de Qualidade e Sustentabilidade, liderado por Ana Madruga Parreira.
Ana Madruga Parreira, formada em Ciências da Comunicação e com um Mestrado em Jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, possui uma vasta experiência no setor hoteleiro. Durante aproximadamente 10 anos, desempenhou funções na área de Marketing e Marketing Digital, tendo inclusive trabalhado no Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort, no Algarve, enquanto Digital Field Marketing Executive, sob a chancela da marca internacional Starwood Hotels & Resorts, posteriormente adquirida pela Marriott Hotels & Resorts.
Em 2014, fez parte da equipa do Inspira Santa Marta Hotel, atualmente conhecido como Inspira Liberdade Boutique Hotel, um hotel eco-friendly em Lisboa que se destacou como uma das primeiras marcas hoteleiras portuguesas com um projeto de sustentabilidade 360. O hotel recebeu várias distinções, apoiadas por relatórios de sustentabilidade anuais, e estabeleceu objetivos ambiciosos para a redução do impacto ambiental das suas operações, assim como para a melhoria das condições sociais dos seus colaboradores e da comunidade onde está inserido.
Há cinco anos ligada à marca PHC Hotels, Ana Madruga Parreira afirma que “este desafio surgiu no momento ideal e permite uma grande participação e contribuição na reestruturação da empresa, fornecendo-lhe as ferramentas necessárias para um exercício económico sólido e sustentável, capacitando-a para um presente e futuro em que a Sustentabilidade ESG finalmente se torna uma realidade”.
O diretor geral de operações da PHC Hotels, Miguel Andrade, tem uma visão integrada do negócio e destaca a dimensão social como uma área onde já se fazem sentir os impactos positivos de uma nova política de gestão. Segundo comunicado, essa política baseia-se no investimento na atração e desenvolvimento de talento, com uma nova política salarial e vários benefícios para os colaboradores, como seguro de saúde, bónus anual, subsídio de alimentação fixo e prémio de Melhor Colaborador do Mês/Ano, entre outros. A igualdade, diversidade e inclusão também são prioridades, seja em termos de igualdade salarial e oportunidades de progressão de carreira entre os géneros, seja na promoção de um modelo de contratação inclusiva. Além disso, é dado destaque ao fortalecimento de uma cultura empresarial de bem-estar e segurança, através da implementação de procedimentos que promovem a transparência e a ética profissional, como o Canal de Denúncia acessível a todos os colaboradores.
Além das medidas de caráter social já implementadas, a PHC Hotels também realizou uma renovação completa da área operacional, localizada no edifício do Hotel Mundial. Além da renovação dos espaços de trabalho e das áreas operacionais, como os balneários e o restaurante dos colaboradores, foi ainda criado um ginásio exclusivo para os funcionários, sem qualquer custo adicional.
Nesse sentido, destaca-se a valorização da oferta do restaurante dos colaboradores, com melhorias no produto e diversificação do menu, que agora inclui um buffet de saladas, opções vegetarianas e uma seleção adicional de massas, complementando as opções “normais” e de dieta já existentes.
“Este é apenas o começo de um novo percurso para a PHC Hotels, e estamos entusiasmados por estar a dar os primeiros passos”, afirma a diretora de qualidade e sustentabilidade da PHC Hotels. Desde o início do ano, a empresa está comprometida com o Programa Empresas 360 do Turismo de Portugal, tendo sido distinguida com o Selo Sustainability Committed e comprometendo-se com os princípios estabelecidos no programa. Paralelamente, estão a ser diagnosticadas as estruturas da empresa, definidos os principais objetivos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 das Nações Unidas e a serem delineadas soluções válidas que impactem positivamente toda a cadeia de valor.
“Sob o lema feel Responsible, derivado da assinatura da marca feel the city e criado especificamente para o projeto de sustentabilidade, já adotámos várias práticas que visam reduzir os impactos ambientais da nossa atividade. Este é um caminho que queremos fazer com seriedade desde o primeiro momento, e por isso ficamos satisfeitos por ver esta evolução no reporte e padronização de resultados de sustentabilidade, que aperta a malha e limita o efeito greenwashing, tão profusamente difundido um pouco por todos os setores económicos”, acrescentou.
Simultaneamente, a PHC Hotels está a passar por um processo de revisão e reintegração dos seus Standards de Marca e Serviço.