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Porto de Lisboa cresce 32% nas escalas de cruzeiros em junho

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O Porto de Lisboa registou um crescimento “significativo” na atividade de cruzeiros durante o mês de junho, tanto a nível do número de escalas (+32%) como de passageiros (+13%) face ao ano anterior, revelam dados da APL – Administração do Porto de Lisboa.

Quanto ao número de escalas de cruzeiros, o Porto de Lisboa teve um crescimento de 32%, passando de 25, em junho de 2023, para 33 em junho deste ano, o que representa um aumento de oito escalas, de acordo com a informação enviada em comunicado.

Já o número de passageiros cresceu 13%, com um total de 60.922 passageiros no mês passado, em comparação com os 53.852 em junho de 2023, o que significa um incremento de 7.070 viajantes.

“Os dados de junho e do primeiro semestre de 2024 revelam uma tendência positiva na atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa, destacando-se um mês de junho particularmente forte e uma tendência global na consolidação da atividade ao longo do semestre”, lê-se na nota da APL.

No primeiro semestre de 2024, o número acumulado de escalas registou um crescimento de 1%, com 154 escalas, quando comparado com 153 escalas no período homólogo de 2023.

A nível do número de passageiros, verificou-se uma queda de 293.213 viajantes, em junho de 2023, para 272.187 no mesmo mês de 2024. Ainda mais, a APL observou “uma diminuição de 21.026 passageiros (-7 %) pelos resultados do primeiro trimestre, fruto da diminuição do número de escalas do operador NCL, que alterou os itinerários dos seus navios para diversificar a oferta”.

O segundo trimestre de 2024 foi marcado por uma variação positiva, com um aumento de 1.480 passageiros (+1%) e um crescimento de 16 escalas (+14%), face a igual período de 2023.

Carlos Correia, presidente da APL, sublinha “a importante conquista deste primeiro semestre, que foi a aprovação do financiamento para a primeira fase do projeto (2023-207) “Implementação do sistema Onshore Power Supply (OPS)”, para o Porto de Lisboa: um projeto que vai permitir criar uma infraestrutura elétrica para fornecer energia aos navios diretamente no cais, reduzindo assim o impacto da pegada carbónica, uma vez que este sistema permite desligar os motores dos navios enquanto estão atracados!”.

Para 2024, a APL prevê mais escalas do segmento turnaround no âmbito dos objetivos estratégicos da APL, “na promoção de uma abordagem equilibrada para a sustentabilidade da atividade de cruzeiros”, segundo o comunicado. Este tipo de escalas, frisa, são “determinantes para a otimização deste negócio e elementares para a criação de valor no Porto de Lisboa e na Cidade”.

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