Terminou na passada sexta-feira, dia 29 de outubro, a 14.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo – ART&TUR, que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro.
O evento, que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, encerrou com o anúncio dos filmes vencedores das duas competições paralelas – Nacional e Internacional -, nas duas áreas elegíveis: documentários e vídeos promocionais.
Na competição nacional, triunfou a série de 9 episódios “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”, realizada por Marcelo Meireles Maia e produzida pela Wild Douro Lda, para a Associação Turismo do Porto e Norte. Nesta série, “Gabo the Guide”, com a sua energia contagiante e sua curiosidade, consegue levar-nos numa impressionante viagem pelo Norte de Portugal, revelando histórias e tradições, belíssimas paisagens e ambientes bucólicos, convidando-nos a desfrutar do vasto património cultural e gastronómico da região e a experimentar variadíssimas atividade de lazer.
Na competição internacional, destacam-se dois grandes vencedores. O Grande Prémio da área dos filmes promocionais foi para o filme austríaco “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”, dirigido e produzido por friendship.is GmbH. Este filme oferece uma nova compreensão de qualidade de vida, que abrange a vida quotidiana e as férias, e convida os visitantes a fazer uma viagem por Kitzbühel. Analisando as tendências desta nova geração de turistas, focadas na individualidade, novas formas de família e mobilidade sustentável, este filme promove o potencial de um futuro com os valores essenciais da marca Kitzbühel.
Já na área dos documentários, o grande prémio foi o filme alemão “Slow Travel versus Fast Tourism”, dirigido e produzido por Andreas Ewels e Nera Smiljanic. Este documentário fala de como a situação do Covid-19 mudou a indústria do turismo e como em toda a crise também existe uma oportunidade. As perguntas que surgem são: a crise pode mudar o turismo para sempre? Os viajantes e a indústria aprenderão com os erros do passado? O turismo do futuro cuidará mais do meio ambiente e dos seus habitantes? Pode ver o trailer do filme aqui:
Novo filme promocional de Aveiro estreou no Festival
Um momento alto do ART&TUR foi a estreia do novo filme promocional da cidade de Aveiro, intitulado “Time Switch”, que aconteceu na Gala de entrega de prémios. Realizado pela Eureka Filmes, com direção de Marco Calábria e Bruno Nishino, direção de fotografia de Leandro Miranda e direção de produção de Alcides Costa, o filme tem a particularidade de ter sido rodado durante a semana do festival, em Aveiro.
Os protagonistas do filme são Sancho Vieira, jovem ator da MUSA – Escola de Música e Artes de Aveiro, e o professor Henrique Silva, ex-vereador da CM Figueira de Castelo Rodrigo.
“Time Switch” é a história de um jovem apressado, estagiário no setor do atendimento turístico, que recebe um turista que é o seu oposto, para quem o tempo é para ser desfrutado mais devagar. Nos poucos dias que passam juntos, o jovem percebe que o tempo é valioso quando paramos para prestar atenção.
Aveiro é o palco privilegiado para este filme promocional da Eureka Filmes, que contou com o apoio da Centro de Portugal Film Commission, Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal aveirense.
Novidade nesta edição foi também o concurso “Blogging Aveiro”, criado com o objetivo de distinguir as melhores reportagens de bloggers sobre a cidade e a região de Aveiro, nos últimos 2 anos. O vencedor foi o artigo “Cores de Aveiro” de Ana Cristina Borges, do blog “Viajar Porque Sim”.
Lista completa de vencedores do Festival ART&TUR Aveiro 2021:
Competição Nacional:
Artes & Criatividade
• 1º Prémio – “Sky Base One”
• 2º Prémio – “Shaping and glazing an unique project”
Cultura & Património
• 1º Prémio – “Ermida de São Simão”
• 2º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
Música & Dança
• 1º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
• 2º Prémio – “d’Orfeu AC Vida Selvagem”
Destinos Turísticos: Cidades/Locais
• 1º Prémio – “Bragança. Naturalmente!”
• 2º Prémio – “Cascais”
Destinos Turísticos: Regiões
• 1º Prémio – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2º Prémio – “We call it Alentejo”
Produtos Turísticos
• 1º Prémio –“Heart and Soul”
• 2º Prémio – “EPIC Climbs”
Serviços Turísticos
• 1º Prémio – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2º Prémio – “Its Always Now at Ombria Resort”
Hotéis & Resorts
• 1º Prémio – “Costa do Vizir Beach Village & SPA”
• 2º Prémio – “Montimerso – The Skyscape Countryhouse”
Aventura & Expedições
• 1º Prémio – “Ermida de São Simão”
• 2º Prémio – “Alentejo and Ribatejo – Caminhos de Santiago”
Desporto & Lazer
• 1º Prémio – “EPIC Climbs”
• 2º Prémio – “As voltas do Impossível, uma história real!”
Ambiente & Ecologia
• 1º Prémio – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
• 2º Prémio – “Natural Braga”
Sustentabilidade em Turismo
• 1º Prémio – “Its Always Now at Ombria Resort”
• 2º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
Inovação em Turismo
• 1º Prémio – “Sky Base One”
Impacto Emocional
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
Originalidade
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Conceito
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• Melhor Filme – “Ermida de São Simão”
Qualidade Técnica
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
• Melhor Filme – “Sky Base One”
Campanhas Publicitárias
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• Melhor Filme – “CM Alcoutim | Campanha” Documentários até 90’
• Melhor Filme – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
• Melhor Filme – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
Vídeos Promocionais até 15’
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
Grande Prémio:
• Melhor Filme da Competição Nacional – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Competição Internacional:
Arts & Creativity
• 1st prize – “Baldo y Tanit”
• 2nd prize – “Sky Base One”
Culture & Heritage
• 1st prize – “The Home of humanity”
• 2nd prize – “Ermida de São Simão”
Music & Dance
• 1st prize – “Silence – Voices of Lisbon”
• 2nd prize – “Menari: An Indonesian Dance Legacy”
Tourism Destinations: Countries
• 1st prize – “Imagine Travelstan”
• 2nd prize – “Time to #stayhome. Turn to nature and dream.”
Tourism Destinations: Regions
• 1st prize – “Seek different”
• 2nd prize – “Carinthia – Its my life!”
Tourism Destinations: Cities/Local
• 1st prize – “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”
• 2nd prize – “Ermida de São Simão”
Tourism Products
• 1st prize – “Heart and Soul”
• 2nd prize – “Valencia, destination of the Holy Grail”
Religious Tourism
• 1st prize – “Just sorry for my feet”
• 2nd prize – “O Teu Camiñar”
Tourism Services
• 1st prize – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2nd prize – “The Home of humanity”
Hotels & Resorts
• 1st prize – “The Perfect Proposal”
• 2nd prize – “Prayer”
Adventure & Expeditions
• 1st prize – “A Journey”
• 2nd prize – “EPIC Climbs”
Sports & Leisure
• 1st prize – “Tamsui-Kavalan Trails Trilogy”
• 2nd prize – “Perfect Chapter Looking for Perfection”
Environment & Ecology
• 1st prize – “Jewels of the Alps – Italy`s Great Lakes”
• 2nd prize – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
Sustainable Tourism Issues
• 1st prize – “The Soul of a Cyclist”
• 2nd prize – “Slow Travel versus Fast Tourism”
Innovation in Tourism
• 1st prize – “Sky Base One”
• 2nd prize – “Future of travel in Greenland: Flattening the curve of the Coronavirus”
Emotional Impact
• Best Film – “Love around the World”
• Best Film – “Wine Tales”
Originality
• Best Film – “Slow Travel versus Fast Tourism”
• Best Film – “#ChileCreatingFuture”
Concept
• Best Film – “Extremadura, everything you can imagine, where you wouldn’t imagine it”
• Best Film – “Attica. Greece in a Snapshot”
Technical Quality
• Best Film – “Lithuania. Discover Colours You Never Knew Existed”
• Best Film – “Heart and Soul”
Advertising Campaigns
• Best Film – “#ChileCreatingFuture”
• Best Film – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Commercials up to 1’
• Best Film – “We look forward to seeing you again. In Austria.”
• Best Film – “World Masters Game 2025 PR Movie”
Independent Films
• Best Film – “Two Deaf Travellers”
• Best Film – “Feelin Yunlin – A Wide-eyed Wander in Taiwan” Promotional Films up to 15’
• Best Film – “Wine Tales”
• Best Film – “Follow your instinct” Documentaries up to 90’
• Best Film – “A Year in Gorongosa”
• Best Film – “Love around the World” Short Documentaries up to 30’
• Best Film – “Slow Travel versus Fast Tourism”
• Best Film – “A Journey”
WebDocs
• Best Film – “Perfect Chapter Looking for Perfection”
Grand Prix
• Documentaries – “Slow Travel versus Fast Tourism”
Grand Prix
• Promotional Films – “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”