Sexta-feira, Abril 17, 2026
Sexta-feira, Abril 17, 2026

SIGA-NOS:

Porto é palco do 64.º Congresso Mundial da ICCA em novembro de 2025

A cidade do Porto foi escolhida para albergar o 64.º Congresso Mundial da ICCA (International Congress and Convention Association) em 2025. O evento terá lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, de 9 a 12 de novembro, e reunirá cerca de 1.300 profissionais especializados no segmento MICE.

O Turismo do Porto e Norte e do Turismo de Portugal trabalharam em esforços conjuntos com a Câmara Municipal do Porto, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto e o Capítulo Ibérico da ICCA, para garantir o sucesso da candidatura, como é referido no comunicado enviado.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, considera que esta “é uma conquista estratégica, que consolida o Porto e Norte como destino de referência para congressos, conferências e reuniões”. A seleção da Invicta, frisa, “também abre novas oportunidades para outras cidades do Norte, que têm um grande potencial de desenvolvimento neste mercado”.

“Estamos a construir um futuro onde a excelência e a sustentabilidade andam de mãos dadas, e estamos confiantes de que, juntos, continuaremos a elevar a nossa região a novos patamares de reconhecimento internacional”, sublinha o presidente do Turismo do Porto e Norte, que acredita que o congresso “receberá cerca de 1.300 participantes, todos key players, incluindo uma significativa participação dos principais organizadores profissionais de congressos e conferências internacionais”.

Senthil Gopinath, CEO da ICCA, comenta, em comunicado, que “a ICCA está entusiasmada por realizar o principal evento mundial da indústria de reuniões e eventos, no Porto, uma cidade de classe mundial, que compartilha a visão da ICCA para uma indústria de eventos de negócios dinâmica, inovadora e com visão de futuro”.

Atualmente, o Porto ocupa o 23.º lugar a nível mundial e a 18.ª posição europeia no ranking de cidades que acolhem congressos, refere o comunicado. É também a segunda cidade da Europa não capital “mais atrativa para o turismo de eventos”. Já Lisboa é classificada em terceiro lugar, enquanto Portugal ocupa a terceira posição.

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, enfatiza que “o nosso País é cada vez mais procurado para acolher grandes eventos e congressos e essa evidência é o testemunho vivo do nosso compromisso com a qualidade e com estratégias de incentivo e captação de eventos para Portugal”. Neste sentido, acrescenta, “os eventos deixam um legado positivo nos territórios que os acolhem e contribuem para fomentar o seu dinamismo económico”.

O 64.º Congresso Mundial da ICCA assinala o regresso do evento ao continente europeu, após a realização das edições passadas na Tailândia, em 2023, e em Abu Dhabi, em 2024.

Em 2025, a Associação de Turismo do Porto e Norte celebra também o seu 30.º aniversário. Fundada em 1995 sob a marca Porto Convention Bureau, a associação visa promover o destino no segmento MICE.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img